terça-feira, 30 de outubro de 2012

Veterinária preventiva

 
Empresa trata da saúde dos animais, realizando procedimentos cirúrgicos, dentários, além de cuidar da qualidade de vida dos bichos
 
Assim como os humanos, os animais também têm problemas de saúde e a melhor maneira ainda é a prevenção de doenças, razão pela qual se deve levar o animal ao veterinário pelo menos uma vez por ano. Para o médico-veterinário e mestre em cirurgia Luiz Fernando Lucas Ferreira, que atua nas áreas clínica, cirúrgica, ortopédica, obstétrica e oftálmica, o avanço da medicina veterinária tem melhorado muito a saúde dos animais. “Ela cresceu muito, principalmente nas áreas de diagnóstico laboratorial (exames de sangue) e imagens (endoscopia, tomografia). Quanto à ortopedia, temos técnicas cirúrgicas que permitem rápida recuperação dos pacientes e que estão aliadas ao serviço de fisioterapia. Na oftalmologia temos a cirurgia para catarata por facoemulsificação (minimamente invasiva), cirurgias para correção de defeitos dos cílios a laser, cirurgia para glaucoma a laser”, comenta Luiz Fernando.

Ele é sócio do pai, o também médico- veterinário Israel Ferreira, que atua nas áreas clínica, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e geriatria, na Clínica Veterinária Professor Israel, fundada em 1999. “Oferecemos os serviços de clínica, cirurgia geral, diagnóstico por imagem, fisioterapia, internação e serviços cirúrgicos especializados, como cirurgias ortopédicas, oftálmicas, principalmente as de catara e cirurgias a laser”, explica Luiz Fernando. O médico esclarece que a clínica atende somente cães e gatos. “A busca maior pela clínica é para tratamento cirúrgico, como cataratas, tumores de mama, infecções uterinas, fraturas e rupturas de ligamentos, entre outros. Porém, não podemos esquecer que os animais também precisam de amor, carinho, recreação e de medicina veterinária preventiva”, alerta o veterinário.

Um problema muito comum, mas que também pode comprometer a saúde do animal, é o dentário. “No caso do tratamento ortodôntico, este se assemelha ao dos humanos, mas só é utilizado em casos especiais e extremos. Na realidade, temos capacitação para realizar todos os procedimentos odontológicos. Mas, em cães e gatos, a principal doença é a periodontal, responsável pela perda dos dentes precocemente, mau hálito, além de propagar doenças bacterianas para o coração, rins e fígado. Por isso, a prevenção é sempre melhor que medicar. Por isso, sempre que for levar o animal ao veterinário, peça também uma avaliação oral”, aconselha o médico.

Sobre os principais benefícios da fisioterapia nos animais de estimação, Luiz Fernando ressalta: “Permite a recuperação mais rápida de pacientes que são operados de fraturas e ou rupturas ligamentares, por exemplo. Também permite amenizar a dor e melhorar vida de pacientes geriátricos com osteoartrite e doenças da coluna vertebral. No caso do laser cirúrgico e da utilização da energia do laser para produzir cortes sem sangramento e evitar o uso de suturas, a principal vantagem é um pós-operatório mais suave, sem dor.”

Um dos tratamentos modernos aplicados nos animais é a ledterapia, que é a utilização da energia da luz vermelha e infravermelha para estimular as células que estão em processo de fadiga, inflamação ou com falta de oxigênio. “Utilizamos a ledterapia para cicatrização de feridas, de traumatismos de tendões, de fraturas, de injúrias articulares. Ela tem melhorado a recuperação de pacientes em questão do tempo e diminui o uso de drogas, que podem, em alguns casos, causar intolerância, ocasionando vômito e diarreia.”
 
 
Fonte: Entrevista para o caderno Negócios e Oportunidades, do Jornal Estado de Minas, no último domingo, dia 28 de outubro.
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Com o seu sobrenome

 
Além do RG, o pet também pode ter certidão de nascimento
 
Cada vez mais o mercado de animais de estimação aparece com novidades. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado destinado a animais de estimação do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. E isto tudo é sinal de que os pets estão inseridos totalmente como membros da família, e os cuidado não são apenas com a saúde, algumas regalias e regras também são válidas para ser adicionada à vida deles. Por exemplo, sabia que hoje é possível colocar o seu sobrenome no bichinho?
 
Isto mesmo! Algumas empresas têm criado este produto para atender os donos de animais de estimação que desejam demonstrar seu amor legalmente. E a novidade não para por ai, também é possível fazer o registro do nascimento (em qualquer idade), do batismo, do casamento e do óbito, além de testamento.
 
Processo
E o melhor de tudo é que os donos podem escolher o modelo da certidão, tudo de acordo com o gosto do seu animalzinho. Em média, por serviço é cobrado uma taxa de R$ 150 mais o frete.
 
Agora sim ele vai se sentir parte da família!
 
Fonte: Portal Armário Feminino

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dr. Leonardo Lucas participa do programa Revista BH News

Confira a entrevista do veterinário da clínica Prof. Israel, Dr. Leonardo Lucas, sobre os cuidados ao adotar um animal de estimação, no programa revista BH News, na última segunda-feira, dia 15.
 

sábado, 13 de outubro de 2012

Sem enjoo

 
Aprenda a lidar com o manejo alimentar dos animais parar garantir os benefícios a sua saúde
 
Escolher a ração do animalzinho vai além de uma linda embalagem e preço. Entre diversos sabores, marcas e formatos, o importante é pensar nos nutrientes e vitaminas. Porém, a opção deve ser muito criteriosa e orientada para que o animal não enjoe dos alimentos, como acontece com os cães e gatos.
 
“É importante educar o animal na hora das refeições, para que assim ocorra uma nutrição completa e balanceada, tão importante para a saúde, longevidade e qualidade de vida do pet”, conta Keila Regina de Godoy, veterinária da PremieR pet.
 
Regrinhas

Confira algumas dicas essenciais para que o amiguinho não tenha nenhum problema na hora de se alimentar
 
Alimentação dos gatos: Os gatos são mais receptivos a novos alimentos, se forem oferecidos em locais que estão habituados. Deve-se evitar servir o felino em locais próximos à área de defecação e micção por prejudicar o estímulo à aceitação.
 
Horários: No caso dos cães, o essencial é manter uma rotina de horários fixos para a alimentação, retirando a vasilha de perto do animal a cada 30 minutos, independente de o animal ter ingerido ou não. Isto ajuda a discipliná-lo no ato de aceitar o alimento mais facilmente. Essa medida também evita que a comida perca a crocância e que o alimento perca o sabor.
 
Iluminação: Não se deve manter luz acesa por 24 horas. O ideal é usar ciclos de claro e escuro, já que alguns animais, principalmente gatos, têm diferentes padrões de consumo de acordo com o ciclo luminoso.
 
Estímulo: Instigar o pet a ser alimentado por diferentes pessoas é interessante para prevenir que fique sem comer pela ausência de quem possa fazer isso rotineiramente.

Fonte: Portal Armário Feminino.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Todo pet merece ser feliz

4 de outubro é dedicado ao Dia dos Animais e especialista explica quais os cuidados necessários que devem ser tomados para adotar um pet e evitar o abandono.
Cuidar de um animal de estimação exige dedicação e responsabilidade. Por isso, a decisão de ter um pet em casa deve ser tomada com consciência de que essa adoção causará uma grande mudança na vida de toda a família. Tomar essa decisão com clareza ajudará a evitar transtornos e que o animal seja abandonado depois.
O veterinário da clínica Prof. Israel Luiz Fernando Lucas Ferreira, lembra que o abandono de animais nas ruas causa vários problemas para a sociedade por causa da veiculação de doenças como a leishmaniose, verminoses e em algumas regiões do país, até a raiva.
Para quem deseja realmente adotar um animal de estimação, o especialista ressalta que o primeiro passo é estar disposto a oferecer um lar para o pet, em que receberá carinho, alimento e cuidados. “Poder tirar um animal da rua ou de um abrigo é sempre muito gratificante. É como dar um novo nascimento ou uma nova vida para este cão ou gato”.
Já em relação aos cuidados, o médico reforça que é preciso manter uma alimentação correta, oferecer sempre água limpa e manter a higiene do local e do animal. Ele acrescenta que também é preciso ter momentos de recreação, além dos cuidados com a saúde do animal mantendo em dia o calendário de vacinas e o uso de vermífugos.
De acordo com o especialista, uma adoção errada pode causar graves problemas aos pets como o estresse, hábitos de automutilação e até a destruição de objetos da casa. Por isso, veja algumas dicas do veterinário para adotar corretamente um animal de estimação:
·         Adeque o porte do animal ao seu futuro lar, não dá para ter um cão de grande porte em um apartamento de dois quartos.
·         Avalie se a sua vida profissional e social permite ter um pet, para que ele não fique abandonado em casa.
·         Saiba quais serão suas obrigações com ele.
·         A personalidade do dono deve ser "parecida" com a do animal. Os pets têm algumas características como gostar de muita recreação, caminhadas e passeios, enquanto outros são mais calmos, dormem muito ou são mais "intelectuais".