segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Justiça permite tratamento de leishmaniose visceral canina



Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, em São Paulo, declarou ilegal portaria dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que proibia o tratamento de cães com leishmaniose visceral canina com remédios de uso humano ou de produtos não registrados pelo Mapa. Até então, a recomendação era a eutanásia do animal.

A ação foi iniciada em setembro de 2008 pelo advogado Wagner Leão, representando a ONG Abrigo dos Bichos, de Campo Grande (MS). Na decisão favorável à apelação do advogado, o tribunal entendeu que a portaria "extrapola os limites da legislação que regulamenta a garantia de livre exercício da profissão de médico veterinário, como das leis de proteção do meio ambiente, em especial a fauna".

A liberação é contrária à posição do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que manteve a orientação aos veterinários de não tratar os animais diagnosticados com a doença, pois não há provas de que os remédios impeçam a transmissão. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O banheiro dele



Ensine seu cãozinho a fazer xixi em locais determinados
Animais de estimação são como crianças que acabaram de chegar ao mundo: precisam ser educadas com disciplina e acompanhamento daquele que pode ser considerado como uma referência no dia a dia. E um dos maiores desafios das mamães e dos papais de primeira viagem é a de ensinar o peludinho onde é o lugar correto para fazer as suas necessidades. Os cães, por exemplo, urinam por diversos motivos, mesmo os filhotes: ansiedade, medo, alegria, submissão, razões fisiológicas, etc. Por isso, este processo vai demandar muita paciência dos novos pais. 
Segundo Jorge Pereira, cinotécnico e etólogo, o comportamento das pessoas de esfregarem o focinho dos cãezinhos nas fezes e na urina, ou a utilização do jornal, como recriminação por ele ter feito as necessidades fora do lugar pode causar traumas irreparáveis.
O lugar certo

Defina as áreas onde o filhote irá comer, dormir e o banheirinho. O alimento e cama nunca poderão ficar próximos do local definido como banheiro. “Além disso, crie um espaço cercado, que seja à prova de fuga do filhote. Forre toda a superfície do local com tapetes higiênicos. Também é recomendável molhar um dos tapetes na urina do filhote, pois essa vai ser a referência para que ele se localize”, explica o especialista.


É importante lembrar que o filhote não consegue segurar por muito tempo a vontade de ir ao banheiro, por isso é importante a supervisão em tempo integral do dono, ficando atento aos sinais, como a “dancinha do xixi”, na qual o cachorrinho abre as perninhas e começa a girar, cheirando o chão. Neste instante, leve-o imediatamente ao banheiro. O animalzinho só deve ser retirado do local quando já tiver feito suas necessidades, e então, elogie-o com um tom de voz calmo e suave. “Caso o animal faça as necessidades fora do local, o dono deve repreendê-lo com tom forte e áspero, mostrando sua reprovação por esta atitude”, finaliza Pereira.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Papo sobre o felino



Aprenda tudo sobre a castração do animal, que é feita sem nenhum perigo e ainda garante a saúde em dia
Seja em qualquer animal, quando o assunto é castração, as dúvidas dos donos dos pets vão além do que é explicado por muitos profissionais, principalmente por ser um procedimento cirúrgico. Mas fique calma. Não é necessária tanta preocupação, afinal de contas, a castração faz um bem danado aos pets, já que além de evitar o nascimento de crias indesejadas, também acaba com características reprodutivas como miados incessantes na época de cio, longas saídas noturnas e marcação de território com jatos de urina pela casa. “É um prato cheio para os donos que não aguentam mais ver o seu felino na boemia, saindo de madrugada pelos telhados a foras atrás de alguma gatinha”, conta Keila Regina de Godoy, veterinária. 

Benefícios
Os animais se tornam mais dóceis, diminuindo as brigas e disputas com outros da residência ou da vizinhança. Também ocorrem menores riscos de contrair doenças transmissíveis e de disseminação de zoonoses. “Com tantos benefícios, é por isso que esse é um procedimento cada vez mais indicado por veterinários do mundo todo e realizado com os animais ainda bem jovens”, explica Keila.

Consequências

Após a castração, os gatos têm um menor interesse por atividades externas e um maior interesse pelo alimento e pelo sofá. “Se por um lado isto é desejável, pois ficam mais caseiros e menos expostos aos perigos da rua e da vida externa, por outro, a mudança de comportamento leva a um menor gasto de energia e, consequentemente, o aumento do peso, além da pré-disposição à formação de cálculos urinários e bolas de pelos. Por isso, é sempre bom levar o bichinho para passear”, aponta a veterinária.

Fonte: Portal Armário Feminino.

A Clínica Veterinária Professor Israel oferece 10 cirurgias de castração gratuitas por mês para animais de estimação que foram resgatados e adotados por famílias carentes, informe-se!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Animais de estimação exigem cuidados especiais no verão



Nessa estação, os pets ficam mais propensos a desenvolver certas doenças, mas com algumas medidas é possível curtir o verão com muita saúde.

Durante o verão os animais de estimação exigem cuidados especiais e a atenção dos donos deve ser redobrada para manter o bem estar dos pets. Segundo o veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira, médico e sócio proprietário da clínica Professor Israel, em Belo Horizonte, nesse período os animais ficam mais suscetíveis a apresentar problemas cardiorrespiratórios, de pele e desidratação.

O médico explica que o mais grave são os problemas cardiorrespiratórios, já que os cães não transpiram e apenas perdem calor pela respiração. Por isso, em dias ou ambientes muito quentes, eles tendem a ficar com a respiração ofegante e alguns não conseguem oxigenar bem o sangue e para compensar, o coração começa a bater mais rápido (taquicardia). “Se o animal tiver alguma disfunção cardiorrespiratória ou ficar muito tempo neste processo, pode desenvolver um edema pulmonar e  ter até uma parada cardíaca”, alertou Luiz Fernando.

Por isso, o especialista lembra que é muito importante que os donos observem constantemente seus animais, evitando que sofram com o possível ataque de uma onda de calor. Veja as dicas do veterinário para manter a saúde do seu animal de estimação durante o verão:

- Ofereça com frequência água fria ou mesmo pedras de gelo.

- Nunca fazer passeios longos e ou durante os horários mais quentes do dia.

- Utilizar ventilador para refrescar o ar, pode até ser ar condicionado.

- Evitar locais mais quentes como garagens, galpões, canil de telha de amianto e nunca deixa-los no carro fechado, mesmo com o vidro entreaberto.

- Outra dica interessante é tosar a pelagem dos animais de pelo longo no verão.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Macho ou fêmea


Assim como os humanos, os animais também mudam seu comportamento de acordo com o sexo
Seja qual for a época do ano, as crianças sempre acabam tendo o mesmo pedido: animais de estimação. E muitas pessoas se motivam a adquirir ou adotar um animal, mas para isso é preciso refletir sobre quais as qualidades mais desejadas no comportamento do pet, que irá conviver no seu lar, por muitos anos. Segundo a presidente da Fundação Animal Livre, Vininha Carvalho, o pet sente e reage de acordo com os estímulos promovidos pelo ambiente. Portanto, se houver respeito e carinho, a reação do bichinho será à altura, mas existe uma grande diferença no comportamento da fêmea em relação ao do macho.

Características

Fêmeas: São mais dóceis, meigas e apegadas aos membros da família. Costumam fazer mais companhia e serem mais caseiras. Raramente fogem de casa. Aceitam as ordens com tranquilidade, são mais fáceis de serem educadas e raramente tentam impor suas vontades. Além disso, são mais receptivas aos ensinamentos relativos à higiene, em especial quanto ao ato de urinar, que para elas significa simplesmente esvaziar a bexiga.

Machos: Possuem um temperamento mais constante, pois são menos atingidos pelas oscilações hormonais. Com seu forte espírito explorador e reprodutivo, o macho se aventura, pulando até muros, com muito mais facilidade. Eles têm maior exuberância na aparência física, inclusive no que diz respeito a pelagem.

Fique atenta
 
Os animais de sexo masculino são mais imponentes, e em geral, são mais agressivos e alertas. Além disso, necessitam de mais cuidados especiais e são atraídos por odores que despertam seu interesse como os de cadelas no cio ou de presas para caçar, e isto, propiciará a ocorrência de acidentes e até ao seu desaparecimento.