sexta-feira, 28 de março de 2014

Série: Aprenda mais sobre como higienizar seu gato

Em duas reportagens especiais, veterinária dá algumas dicas para que você consiga cuidar bem da higiene de seus felinos
 
Dar banho com uma certa regularidade, fazer a escovação dos pelos sempre que possível, realizar corretamente a limpeza bucal. Essas e outas formas de higienizar seus gatos são explicadas em detalhes pela veterinária Priscilla Vasconcelos, da clínica Professor Israel. Nesta primeira reportagem ela ensina quais são os principais cuidados com o banho e o pelo do animal, além de quando se deve optar por procurar um pet shop para fazer essas tarefas, muitas vezes difíceis.
Hora do banho
O banho é um momento de grande dúvida e receio para a maioria dos donos de gatos. Parte disso porque muitas pessoas têm muita dificuldade de colocar os animais no chuveiro, já que a maioria deles não gosta de água. A especialista afirma que quanto mais cedo tornar o banho um hábito, mais fáceis serão os próximos. “Se mesmo assim a pessoa não tiver sucesso é importante que se leve o felino para um petshop de confiança. O que não pode é deixar de dar banho deles”.
A frequência que eles devem ser limpos depende de fatores como os hábitos do animal e o comprimento dos pelos. “Para gatos que passeiam por quintais ou vão e voltam da rua, o recomendável é uma rotina quinzenal ou até mesmo semanal. Para gatos que possuem pelos semilongos ou longos, mesmo aqueles que só ficam dentro de casa, o melhor é que eles tomem banho de 15 em 15 dias. E os gatos de pelo curto que não saem de casa podem tomar banho somente uma vez por mês que não haverá maiores problemas”, orientou a veterinária.
Cuidados com os pelos
O pelo dos gatos, assim como o de outros felinos, é sensível e deve ter toda a atenção de seus donos. Por isso, a veterinária reforça que é indispensável o uso de xampus e sabonetes apropriados e sua remoção durante o banho deve ser total. “Deixar os pelos totalmente secos também é um fator de extrema importância. Pelos úmidos favorecem o aparecimento de fungos que podem evoluir e causar maiores problemas”.
Por mais que os felinos sejam, naturalmente, animais limpos, a escovação dos pelos é também uma medida que deve ter atenção. “Esses animais têm o hábito de se lamber, e nesse processo ingerem muitos pelos soltos. Esses pelos normalmente são eliminados, mas em alguns casos podem provocar a obstrução do sistema digestório. Porém, com uma boa e regular escovação esse risco diminui consideravelmente. Quando os animais são tosados, o risco também diminui. Mas esse é um procedimento que só deve ser realizado por profissionais”, explicou a veterinária.
O tema da reportagem da próxima semana será sobre os cuidados com a saúde e higiene bucal dos gatos, não perca!


quarta-feira, 12 de março de 2014

Dicas de Cuidados com seu Animal

 Conheça algumas dicas para você conviver melhor com o seu animal de estimação:
 
Família: um amigo deve levar só alegrias. Antes de levar um animalzinho para casa, tenha certeza de que ele não será motivo de discórdia e brigas. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente ele.
 
Alimentação: um animal bem alimentado é um amigo feliz. Forneça alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia, e os filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. Recolha os restos de alimentos do comedouro do animal, evitando, assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.
 
Higiene: o cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se um banho por mês. Já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. E lembre-se: todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, nas calçadas e nos parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.
 
Cuidados Médicos: seu amigo também precisa ir ao médico. Ao desmamar, ele deve visitar o médico veterinário para desverminar e receber as vacinas. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade, e os adultos anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie. Providencie a vermifugação do seu animal seguindo as orientações veterinárias a esse respeito. E não se esqueça de levá-lo para fazer exercícios.
 
Atividades físicas: durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.
 
Castração: o animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário pode levar seu animal para castração, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. Assim, você contribui para diminuir a superpopulação de animais na cidade.
 
Identificação Definitiva: a aplicação do microchip é um método seguro de identificação definitiva no seu animal. Do tamanho de um grão de arroz, sua aplicação é simples e não precisa de anestesia. Por ser inviolável, ele garante a identificação do seu amigo caso ele se perca, ou seja, roubado.
 
Cadastramento: ajude-nos a fazer um trabalho ainda melhor. Contribua com a nossa equipe cadastrando seu amigo. Ele é um registro dos dados do animal (idade, raça e outros) e do dono (nome, endereço e outros). Lembre-se: Maltratar um animal, por qualquer motivo, além de cruel, é um crime que prevê penas de prisão e multa. Trate bem quem só quer dar carinho e atenção. Faça dessa amizade uma Guarda Responsável.
 
Fonte: Curitiba

sexta-feira, 7 de março de 2014