terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cães: de predadores a melhores amigos do homem


Uma longa “trajetória genética” une cães e lobos e, ao mesmo tempo, explica as diferenças marcantes que existem entre as duas espécies.
Para investigar esse caminho, um grupo de pesquisadores de diversos países analisou o genoma de cães selvagens e lobos asiáticos e os comparou com o de raças mais recentes, como pastores alemães. Em dois artigos, um publicado no periódico Nature Communications e outro no Molecular Biology and Evolution, os autores explicam como o convívio com seres humanos acabou “separando” lobos e cães – um processo que teve início há cerca de 32 mil anos.A explicação convencional reza que tribos antigas simplesmente domesticaram cães selvagens. Se esse fosse o caso, a população que deu origem aos cães que conhecemos hoje teria sido pequena demais para permitir que eles se espalhassem pelo mundo.
O estudo conta uma história diferente: um grande número de lobos começou a ir atrás de tribos de caçadores/coletores, possivelmente por causa de restos de alimentos; nesse convívio, os lobos mais agressivos teriam sido eliminados e os mais dóceis, preservados ou, até mesmo, domesticados. A partir daí, lobos com certas características genéticas começaram a prosperar e a se diferenciar, resultando na grande variedade de raças caninas que conhecemos.
A equipe planeja fazer novas investigações sobre a evolução genética dos cães – que podem, inclusive, ajudar a entender melhor a evolução humana, pois há genes que evoluíram tanto em cachorros como em nós.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cuidados que devemos ter com a alimentação de cadelas grávidas


Que as cadelas merecem cuidados especiais durante a gestação, isso todo mundo já sabe. Mas quais são eles? A nutróloga Sylvia Angélico, do site Cachorro Verde, ensina algumas dicas:
É essencial a cadela gestante receber uma dieta balanceada com proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.
Ela deve passar a comer uma quantidade maior e mais nutritiva.
Precisam ser evitados alimentos de difícil digestão, como frituras, guloseimas ricas em açúcar, grãos, além de biscoitos, pães, bolos e doces – mesmo aqueles próprios para cães.
O excesso de peso do animal também é um fator de atenção. Isso porque a obesidade dificulta a respiração da cadela gestante, além de baixar a sua imunidade.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como saber se o seu pet é canhoto ou destro?

Assim como acontece com os seres humanos, os animais também possuem mais facilidade e habilidade de um lado ou de outro do corpo. Apesar de alguns poderem ser ambidestros, conseguindo realizar as mesmas tarefas de lados diferentes, especialistas dizem que o mais comum é que dêem preferência para um deles.
Teste de 30 segundos para saber se o seu pet é canhoto
Da mesma maneira que nós, os animais desde filhotes já demonstram suas tendências para usar mais uma pata do que outra. Sendo assim, em menos de um minuto, é possível determinar se o seu animal de estimação é destro ou canhoto.
Se você tiver um cachorro, coloque um petisco na sua mão e feche-a.  Apresente a sua mão fechada para o cachorro e não a abra até ele tocar a pata na sua mão.  Se ele tocar na sua mão com a pata direita, ele provavelmente é destro.  Perceba também nas brincadeiras do seu cachorro: quando cai algo em baixo do sofá, por exemplo, qual pata ele usa para retirar o objeto?
Se você tiver um gato em casa, brinque com ele com um brinquedo de vara.  Qual pata ele usa para bater no brinquedo?  Gatos canhotos tendem a priorizar a pata esquerda.
Machos são canhotos e fêmeas são destras?
O fato de ser destro ou canhoto também pode ser percebido quando os animais giram em torno de si mesmos. A maioria tende a ir melhor do lado direito do que do esquerdo.
Estudos feitos na Inglaterra concluíram que gatos e cães machos costumam ser canhotos, enquanto as fêmeas normalmente têm mais facilidade em realizar tarefas com o lado direito do corpo. Nos Estados Unidos, porém, foi mostrado que 50% dos gatos (independentemente do sexo) eram destros, 40% canhotos e 10% ambidestros.
Inconclusivos, muitos testes ainda devem ser realizados a fim de chegarem a uma conclusão, mas num ponto todos os pesquisadores concordam: animais podem mesmo ser destros ou canhotos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dicas para combater o mau hálito dos pets

Veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de cuidar da higiene bucal de seu pet:
  •  Para escovar os dentes de animais utilize materiais fabricados especialmente para eles.
  •  Ofereça ossos feitos de corda ou nylon, pois esses materiais, além de limparem os dentes, também servem como fio dental para higienizar e garantir a saúde bucal dos pets.
  • Brinquedos feitos de corino enriquecido com enzimas capazes de eliminar os germes da boca do animal são uma ótima opção.
  • Não ofereça doces ao seu bicho de estimação, pois o açúcar prejudica a dentição e contribui para o excesso de peso.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Coisas que um cachorro não vive sem

Injustamente, costumamos nos referir a um dia ruim como “um dia de cão”, mas quem tem animais em casa sabe que com coisas muito simples a rotina dos cachorros pode ser mais alegre e divertida.   Com o dono ao seu lado e alguns dos itens abaixo, o dia do cachorro se torna algo incrível


1. Nada melhor do que deitar um pouquinho no sol

Cachorros sempre costumam “buscar um lugar ao sol”. Seja na menor frestinha entre a cortina e a janela, seja num quintal enorme, lá estão eles, deitados, descansando. Se o dia estiver frio, melhor ainda. Estes raios quentes fazem com que qualquer cochilo fique mais aconchegante.

2. Um passeio de carro oferece novos cheiros e paisagens

Vários cachorros simplesmente amam andar de carro e dar uma conferida na paisagem, mas isso deve ser feito com segurança! Utilize os acessórios adequados (como o cinto de segurança específico para pets) e não permita que o ANIMAL ande com a cabeça para fora do veículo.

3. Nada melhor do que rolar na grama

Qual cachorro resiste a uma grama? No parque, na praça ou em casa, todo cão que tem a oportunidade de rolar e esfregar suas costas no mato jamais deixará de fazê-lo. Escolha um local seguro e deixe seu amigo aproveitar este momento.  Olha esse filhote de buldogue curtindo a grama ou esses yorkshires descobrindo a grama pela primeira vez.

4. Sem o passeio, o dia não é completo

A maioria dos cães fica simplesmente fascinado só de ver um de seus donos pegando a guia. Para eles, o momento do passeio é um dos mais importantes do dia e, se algumas vezes este momento ganhar umas voltinhas a mais, isso certamente deixará tudo ainda melhor.

5. Petiscos e guloseimas

Ganhar um petisco inesperadamente deixa qualquer cachorro mais feliz. Seja por bom comportamento ou simplesmente para mimar o ANIMAL, uma guloseima de vez em quando alegra o dia.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

INFORMATIVO



O Pet Shop da Clínica Veterinária Professor Israel está com uma nova linha de ração de prescrição, confira! 


Para os Cães  
(Pacotes com 2kg)

 Equilíbrio Veterinary Dog Renal
Equilíbrio Veterinary Dog Obesity
Equilíbrio Veterinary Dog Urinary


Para os Gatos  
(Pacote com 500gr)

Equilíbrio Vetrinary cat Renal

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como cuidar da casinha do seu pet

Veja algumas dicas de cuidados com a casinha de seu bichinho de estimação


Muitos são os pets que dormem na área externa da casa. Se esse é o caso do seu peludo, veja algumas dicas que podem te ajudar a acomodá-lo melhor:
  • Ao construir um canil de concreto ou comprar uma casinha pré-fabricada, use também um estrado de madeira ou de plástico para isolar o animal do frio e da umidade.
  • As casinhas de madeira exigem atenção maior com a manutenção e limpeza porque acumulam mais facilmente parasitas como pulgas e carrapatos.
  • No caso das versões de plástico, esteja atento ao local escolhido para que a peça não fique exposta ao sol.
  •  Para a limpeza, o primeiro passo é varrer o canil e só depois lavar com detergente neutro. Caso seja necessário, use água sanitária na diluição correta, sempre finalizando com bastante água corrente.
 FONTE: RevistaMeuPet