sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Como lavar a cama do pet?


1. A caminha do mascote deveser higienizada com água e sabão neutro
2. Algumas podem ir na máquina de lavar: verifique na etiqueta
3. Use temperatura morna ou alta para desinfecção (em caso de doença de pele)
4. Enxágue bem para que não fiquem resquícios dos produtos 
5. Deve secar por completo para que o animal passa usá-la novamente
6. A frequência de lavagens do objeto nunca deve ultrapassar um mês

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ofereça água fresca para os pets


Que seu pet precisa estar muito bem hidratado, você sabe. Mas não adianta abastecer a tigela e esquecê-la. Troque a água todos os dias ou sempre que notar que ela está turva. Para evitar que o cão ou gato se contaminem, lave diariamente a vasilha com água e sabão.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cachorro pode deitar na cama?

Com tanta atenção sendo dada a comportamentos que podem deixar o cachorro dominante, muitos donos se perguntam se é uma boa ideia deixar o cachorro dormir na sua cama.  Antes de discutir  os problemas comportamentais que podem surgir no cachorro nessas situações, vale lembrar que deixar o cachorro dormir com você tem um impacto na qualidade do seu sono e até na sua vida sexual.

O cachorro pode deitar na cama? O que os especialistas dizem

Enquanto alguns especialistas dizem que deixar o cachorro na cama é permitir que ele seja dominante, outros acreditam que a relação de causalidade não é tão clara assim. Para fazer essa análise, algumas características devem ser levadas em consideração como, por exemplo, entender a personalidade do cachorro, isto é, se ele é naturalmente submisso ou têm tendências dominantes.Em caso de cachorros que têm outros comportamentos dominantes, o impacto de deixá-los deitar na cama ou sofá é maior do que a mesma ação para cachorros mais submissos. Sendo assim, as características do cachorro devem ser levadas em consideração na hora de permitir comportamentos que podem deixar o cachorro mais dominante. Pergunte-se:
  1. Como é o comportamento do cachorro? Ele já se vê como dono da casa ou é submisso a você e aos outros moradores?
  2. Ele é naturalmente dominante? Cachorros que são naturalmente dominante precisam de mais regras e disciplina dado que eles utilizam diversas oportunidades para estabelecer ainda mais a sua dominância.
  3. Qual é a raça do cachorro? Algumas raças são naturalmente mais calmas e menos dominantes que outras.

Os especialistas discordam sobre várias coisas, mas parece que sobre isso há consenso

A maioria dos especialistas concorda que você tem que estar com o controle da situação. Ou seja, o seu cachorro só pode subir na cama ou sofá se você der permissão a ele. Ao fazer isso, o seu cão naturalmente tenderá a olhar para você como alguém que ele deve pedir permissão antes de subir na cama ou no sofá, e somente subirá quando for autorizado.
Então, se você tiver sentado no sofá assistindo televisão e quiser a companhia do seu cachorro, você pode convidá-lo para deitar com você. Mas é você quem determina quando ele sobe no sofá e também quando ele sai. Se você chegar na sala e o seu cachorro já estiver sentado te esperando no sofá, isso pode gerar problemas futuros dado que ele não sente que precisa da sua permissão para sentar lá.
Quando falamos de dominância, a coisa mais importante a ter em mente é que você determina quando as coisas começam e quando elas terminam. Nesse caso, o seu cachorro olha para você como um líder e uma referência para saber o que é permitido e o que não é.

O problema de deixar o cachorro deitar na cama e sofá sem você

Cachorros respeitam uma ordem hierárquica muito estrita e levam a sério o papel de cada um na sua matilha. O cachorro mais dominante da matilha controla os recursos da matilha e também ocupa um posicionamento de poder. Sendo assim, é ele que come primeiro, decide aonde vai dormir, quais as horas de brincar, etc.

Em termos de escolher aonde dormir, ele normalmente prioriza lugares mais altos, que permitem que ele fique fisicamente mais elevado do que os outros cachorros da matilha e também que ele consiga ver tudo que está acontecendo com os outros membros do grupo.
Sendo assim, se o seu cachorro deitar em um local mais alto que você, isso significa para ele que o status dele na matilha é maior. Quando vocês dois deitam na cama, ou seja, estão igualmente elevados, isso significa que os dois tem o mesmo status. Isso pode apresentar um problema para cachorros mais dominantes que podem decidir não te obedecer em um momento futuro dado que “você não manda nele” mas é sim igual a ele.

Por que o seu cachorro pode deitar no sofá, mas não na cama

Mesmo quando os dois estão na cama e com o mesmo status, o seu cachorro ainda pode querer estabelecer dominância sobre você. Por isso, a forma como você se coloca e se comporta com o seu cão nesse momento é importante para estabelecer o seu espaço dentro do grupo.
É comum que uma vez deitado na cama, dado que o cão consegue se posicionar, no mínimo como um igual dentro do grupo na hora de escolher o lugar de dormir, é possível que ele tente outras coisas nesse mesmo sentido, como te empurrar mais para fora da cama ou ocupar o seu lugar. O seu cão ainda pode tentar se apoiar ou até deitar em cima de você. Isso, em linguagem canina, também pode significar que ele está tentando estabelecer dominância. Se você sair do caminho dele ou ir para o lado, cedendo o seu espaço, você está dando um claro sinal de que quem dita as regras ali é seu cão.
Logo, quando você estiver deitado com o seu cachorro, é importante que nos momentos em que você virar ou se mexer, que você faça com que ele saia do seu caminho. Ou seja, se ele deitar em cima de você, não saia do caminho mas sim se coloque de uma forma que ele que saia do seu espaço. Acontece que isso é mais fácil de fazer quando você está acordado, deitado no sofá e assistindo televisão. Mas o problema é quando você está dormindo e sem querer permite que o cachorro te empurre ou saia do caminho dele.
Como não é uma tarefa simples se portar e passar a mensagem correta quando estiver dormindo, o mais garantido é não deixar o seu cachorro deitar no sofá e, principalmente, na cama. Caso você queira ficar com ele e preservar o sofá para as pessoas da casa, você pode se sentar no chão e passar uma mensagem mais precisa para o seu cão.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dicas para aumentar a imunidade do pet


Confira algumas dicas simples  que podem fazer a diferença na saúde do seu pet:
  1. Ofereça uma alimentação de qualidade e equilibrada, seja por meio de uma dieta natural ou de ração industrializada
  2. Mantenha o protocolo vacinal em dia. Para isso, consulte um veterinário, que poderá indicar quais são as vacinas necessárias para manter a saúde do seu cão.
  3. Reforce a vermifugação do animal a cada seis meses.
  4. Proteja o mascote contra pulgas e carrapatos, com fórmulas spot-on ou coleiras específicas.
  5. Crie o pet em ambiente sadio, limpo e calmo (sem estresses constantes).
  6. Leve o peludo para visitas anuais ao veterinário para verifi car seu estado de saúde.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Estudo descobre que cachorros também podem ser pessimistas

Cachorros geralmente parecem ser companhias alegres, com uma felicidade inabalável, então a gente intuitivamente considera que eles têm uma visão mais otimista da vida. Eu, pelo menos, se fosse chutar, diria que algo assim faria bastante sentido.
Mas, na verdade, alguns cães são claramente mais pessimistas do que os outros. É o que mostra uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Sydney (Austrália).Segundo, Melissa Starling, da escola de veterinária da Universidade de Sydney, o estudo mede os estados emocionais positivos e negativos de cachorros de forma objetiva e não invasiva. Dele, fazem parte não apenas os pesquisadores, mas também os donos dos animais estudados, proporcionando uma visão mais profunda sobre a personalidade dos bichinhos.

Por que estudar a visão de mundo de cachorros?

Segundo Melissa Starling, descobrir com a maior precisão possível se um cão é otimista ou pessimista é particularmente útil no contexto de cães que trabalham como farejadores, seguranças, guias e etc. Essa informação pode ter importantes implicações no bem-estar do animal.

Como o estudo foi conduzido

Os cães foram ensinados a associar dois sons diferentes a duas recompensas, de acordo com o que eles gostavam mais: leite ou água. Uma vez que os cães aprenderam a tarefa de diferenciação, eles eram expostos a sons ambíguos.
Se os cães respondessem depois dos sinais ambíguos, isso mostraria que eles esperavam que coisas boas iriam acontecer com eles. Logo, eles eram classificados como “otimistas”. Eles mostravam quão otimistas eram de acordo com o tom que respondiam. “Dos cães que testamos, encontramos mais otimistas do que pessimistas, mas é muito cedo para dizer se isso é verdade para a população canina em geral”, disse Starling.
De acordo com a pesquisa, um cão com uma personalidade otimista espera que mais coisas boas aconteçam, e menos coisas ruins (tal com os humanos). Ele assume mais riscos e tem acesso a recompensas. Se seu cão tem uma personalidade pessimista, ele espera que menos coisas boas aconteçam e mais coisas ruins. Isso pode torná-lo cauteloso e avessos ao risco. Ele pode facilmente desistir quando as coisas não seguem um determinado caminho de segurança, porque pequenos contratempos provocam um certo sofrimento nele.
Ele pode não ser infeliz por si só, mas é provável que seja mais satisfeito com situações normais, equilibradas e tranquilas, e precisa de algum incentivo para experimentar coisas novas.
Durante o estudo, “cães pessimistas pareciam estar muito mais estressados por não uma tarefa do que os cães otimistas. Eles lamentavam e evitavm a repetição da tarefa, enquanto os cachorros otimistas pareciam não se incomodar e continuar”, esclareceu Starling.
Esta pesquisa poderia ajudar treinadores de cães no trabalho de seleção dos mais adequados para determinadas funções. Dessa forma, um cachorro pessimista, que evita riscos, seria melhor como um cão-guia, enquanto que um cão otimista e persistente seria mais adequado para a detecção de drogas ou explosivos.
“Esta pesquisa tem o potencial para remodelar completamente a forma como o bem-estar animal é avaliado. Se soubermos quão otimista ou pessimista um animal geralmente é, é possível acompanhar as mudanças em que o otimismo indica quando ele está em um estado emocional mais positivo ou negativo do que usual”, completa a Dra. Starling.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Gato transforma a vida de menina com autismo

Quando receberam o diagnóstico de autismo em sua filha em 2011, os pais de Iris Grace ficaram desolados. Sabendo que o problema pode fazer com que seus portadores vivam em um mundo próprio, livre de interação social e comumente sem a demonstração de sentimentos, o casal buscou uma série de alternativas para otimizar a vida da menina, que teve resultados absolutamente incríveis somente depois que ganhou um gato de estimação.



O gato encoraja a Iris a ser mais sociável e até toma banho com ela

Há aproximadamente um ano, Iris e seu maine coon Thula não se desgrudam nem mesmo na hora do banho – algo antes temido pela menina. Companheiros inseparáveis, o gato é quem dá equilíbrio à criança que, por sua disfunção, tende a ter oscilações de humor e aversão a novas situações.

“Thula ajuda muito principalmente no controle das crises de ansiedade, mantendo Iris sempre calma e confiante. Thula é quem a encoraja a ser mais sociável”, afirmou a mãe da menina em entrevista ao site Bored Panda.

Desde a chegada de Thula, houve uma evolução significativa no quadro emocional da garota, que interage com o animal a todo o tempo, demonstrando carinho e afeto por ele e até se comunicando com ele – algo antes inimaginável para a família.



Iris se expressa com pinturas e inclui o seu melhor amigo em sua arte

Iris, de apenas cinco anos de idade, ficou conhecida na Internet por suas pinturas. Com compradores em diversos lugares do Mundo, a pequena é comparada a grandes pintores impressionistas. Em suas obras, é comum que a menina retrate a natureza e inclua gatos em meio às criações.

Diariamente, enquanto pinta, Iris conta com a companhia de seu amigo de quatro patas, que faz questão de observar tudo bem de perto.



Pesquisa revela como os animais ajudam crianças com autismo

Diversas pesquisas mostram que a introdução da pet terapia na vida de autistas realiza grandes mudanças não apenas em suas rotinas, mas também na relação entre o portador da síndrome e seus familiares, auxiliando na interação e na comunicação entre eles.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mitos e verdades sobre alergia alimentar


As especialistas Carmen Cocca e Ana Paula Pereira desvendam os mistérios dessa doença:
MITOS
1. Rações classificadas como hipoalergênicas são eficientes no controle da hipersensibilidade alimentar para todos os animais de estimação que sofremdesse desconforto. Cada bicho precisa de um tratamento individualizado. Se os sintomas não melhorarem com a ração, o ideal é partir para a dieta caseira.
2. Somente medicamentos podem sarar um paciente alérgico. A dieta adequada deve ser a primeira opção, pois remédios podem “mascarar” os sintomas.
3. Dietas de eliminação de um mês são suficientes para esclarecer o diagnóstico. As dietas devem ter duração de pelo menos três meses para que o médico veterinário possa identificar o ingrediente que causa a alergia.

VERDADES

1. O “desafio” ou “provocação” com o possível alérgeno é imprescindível para fechar o diagnóstico após melhora com a dieta de exclusão
2. Uma dieta de exclusão feita criteriosamente pode ser a melhor forma de diagnosticara hipersensibilidade alimentar.
 3. Infecções secundárias por bactérias e/ou leveduras podem complicar tanto o diagnóstico como o tratamento da alergia alimentar do pet

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Como ter um cachorro calmo

Todo mundo quer ter um cachorro calminho, certo? Mas como fazer isso? Normalmente, as pessoas fazem o contrário do que pretendem e acabam “estragando” o cachorro.


O cão tende a refletir a energia do dono. Cães que vivem em casas muito agitadas, com crianças, discussões e gritaria, normalmente serão cães mais agitados e ansiosos, pois eles vão refletir a energia do ambiente. Já repararam que cães de idosos são mais calmos? Raramente puxam os donos pela rua, são cães com a energia mais baixa. Muito provavelmente isso acontece porque os idosos tem a energia mais baixa e costumam morar em lares calmos e silenciosos.

Dicas para seu cachorro ser mais calmo

 
O ideal é que você aplique essas dicas desde o primeiro momento que seu cão chega em casa. Mas, caso seu cão já seja adulto, você pode tentar acalmá-lo. Se seu cão tem um nível de ansiedade muito alto, talvez você precise contratar um profissional. Veja abaixo como acalmar o cachorro.
 
Lembrando que é fundamental exercitar o seu cão para que ele não tenha energia acumulada. Passeie de manhã e à noite. O tempo do passeio vai variar de acordo com a raça e nível de energia do seu cachorro.
 
A ideia do treinamento é convencer o cão de que permanecer calmo é um estado reconfortante, prazeroso e útil.

 1. Quando seu cão estiver deitado, calmo e relaxado, dê um petisco. Não fale nada, não agite o cão, apenas de o petisco pra ele enquanto ele estiver deitado. O cão vai entender que quando ele está relaxado, ele ganha um prêmio. Não faça isso mais que 2 vezes por dia.

2. Não faça carinho no seu cão quando ele estiver: agitado, ansioso, estressado, com medo, nervoso. Se você chega em casa, seu cão pula em você ou fica muito agitado, e você tenta acalmá-lo fazendo carinho, você só está dizendo pra ele “se você ficar agitado, ganha carinho”. E isso só vai piorar as coisas.

3. Quando chegar em casa, ignore completamente seu cão até ele estar calmo. Quando ele “esquecer”, deitar e relaxar, você se aproxima dele pra fazer carinho e cumprimentá-lo depois do seu dia de trabalho. Ignorar significa: não tocar, não falar e NÃO OLHAR. Não faça contato visual com seu cão se ele está agitado/ansioso.
 
4. Só faça carinho no seu cachorro quando ele estiver deitado e relaxado, assim ele vai perceber que quando está calmo, ele ganha seu carinho, e quando está agitado, ele é ignorado. Por exemplo, quando você estiver vendo TV e seu cão deitar aos pés do sofá pra dormir ou apenas relaxar, faça carinho nele.
 
5. Jamais recompense agitação. Isso significa que você não pode colocar a coleira, sair pra passear, dar petiscos, dar a ração, fazer carinho ou brincar com um brinquedo quando ele estiver agitado e ansioso. Sempre que seu cão estiver agitado e/ou ansioso, IGNORE. Se você colocar a ração no pote e ele ficar agitado, esconda o pote e só ofereça quando ele acalmar. Se ele se agita quando você pegar a coleira, sente no sofá com a coleira na mão e só coloque nele e saia pra passear quando ele relaxar e esquecer (se ele sentar te encarando, issoTer um cão calmo e equilibrado faz inveja em todo mundo. Quem não quer um cachorro que não late, não se exalta, não pula, não incomoda ninguém, mas ainda assim brinca, relaxa e vive a vida de um cão?
 
Da mesma forma que uma pessoa ansiosa não está feliz com essa condição, um cão ansioso também não está feliz. A calma é a paz interior que todos buscamos. Dê isso pro seu cão.

 

sexta-feira, 3 de outubro de 2014