quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Troca e queda de pelos em cães


Muitas pessoas reclamam da queda de pelos em cachorros. Algumas pessoas pensam que os cães mais peludos soltam mais pelo, mas é aí que elas se enganam. Cães de pelo curto (que não precisam de tosa) perdem muito mais pelo dos que os cães de pelo longo. Por exemplo: Pinscher, WhippetBeagle, Fox Paulistinha, Weimaraner, Pointer, Pug, LabradorBulldog Francês, Bulldog Inglês entre outras raças soltam muito mais pelo. Quem tem essas raças em casa tem a visão clara de que sim, eles perdem bastante pelo normalmente.

As raças de cães com o pelo médio e com sub pelo denso também costumam soltar bastante pelo. Por exemplo: Pastor Alemão, Husky Siberano, Chow Chow, Akita e Samoieda.

As raças que menos soltam pelos pela casa são aquelas com pelo longo e que precisam de tosa, pois os pelos tem crescimento contínuo (não param de crescer). São elas: Poodle, Maltês, Yorkshire, Lhasa Apso, Shih Tzu, Bichon Frisé. Eles praticamente não soltam pelo em nenhuma época do ano.

Normalmente, todas as raças fazem duas trocas por ano, que acontecem na primavera e no outono. Na primavera porque o pelo é substituído por um pelo mais fino para o verão. E no outono é um pelo mais grosso, para se preparar para o inverno. Como vivemos no Brasil e as estações do ano não são muito definidas, os cães acabam perdendo pelo o ano todo, mas tem uma maior intensidade em abril/maio e setembro/outubro.

Nas trocas de pelo normais do ano, como falamos acima, o pelo não tem falhas, o animal não se coça e não há feridas na pele. O pelo velho vai caindo e o novo vai nascendo ao mesmo tempo, por isso não vemos nenhuma falha na pelagem do cachorro.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Remover as unhas do seu gato poderá ser banido por lei


O processo de remover permanentemente a unha do gato é algo extremamente doloroso e que afeta a confiança do gato para o resto de sua vida. Além de sentir dores na região das patas, o gato não conseguirá mais subir nas coisas, pular e, em vários casos, se equilibrar.

Gatos sem unhas brigam mais, mordem mais e deixam de usar a caixa sanitária

Não podendo agir como um gato normal, vários gatos que passam por esse procedimento começam a exibir problemas comportamentais. Aliás, de acordo com a especialista em gatos, Shelley Thayer, gatos com unhas removidas têm maior chances de morder os donos. Sem poder se defender com as unhas no seu dia-a-dia, eles acabam sentindo mais medo e mordem como forma de se defenderem.Ela explica também que a pata do gato fica muito mais sensível após a operação. Com isso, os gatos sentem dor até na hora de andar e, por conta da nova sensibilidade nas patas, várias vezes deixam de usar a caixa sanitária.

Enquanto vários apoiadores do procedimento explicam que remover as unhas dos gatos é uma forma de mantê-los longe de abrigos, dado que eles não serão devolvidos por estragar os móveis ou arranhar os donos, os problemas comportamentais que comumente surgem depois do procedimento mostram que esse nem sempre é o caso.

Nova Iorque pode ser o primeiro estado a banir a remoção de unhas em gatos

Esse processo, que várias vezes é feito pelo dono para que o gato não estrague os móveis da casa, talvez será banido pela primeira vez, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Com isso, gatos poderão viver suas vidas como gatos: pulando, brincando e arranhando.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cães e gatos sem pelo precisam de cuidados redobrados no verão

Raças de pets sem pelos, como os cães Pelado Mexicano e Cão de Crista Chinêse o gato Sphynx, por exemplo, exigem alguns cuidados que devem ser intensificados em dias mais quentes. O mais importante é evitar a exposição solar, pois a pele desses animais pode se queimar tanto quanto a dos humanos.

A recomendação é que eles sejam criados em ambientes internos e, caso saiam, utilizem protetor solar em todo o corpo. Além disso, banhos semanais, hidratação e a esfoliação da pele são recomendados o ano todo. Pela falta de pelos, a pele desses animais é rica em gorduras, cujo excesso deve ser eliminado com o uso de loções adstringente sou lenços umedecidos, para evitar o ressecamento e possíveis dermatoses.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como os cachorros usam seus rabos para falar?


Nada é indicador maior de felicidade do que um cão abanando o rabo. Esse é o principal método de comunicação do melhor amigo do homem, mas o que aconteceria com os cães se eles não tivessem cauda?

A especialista Monique Udell, fundadora do Laboratório de Cognição e Comportamento Caninos na Universidade da Flórida em Gainesville (EUA), explica que, se um animal de estimação perde sua cauda devido a raça, acidente ou procedimento cosmético, isto tem um impacto na sua capacidade de se comunicar com humanos e outros animais.

Por exemplo, os cães com caudas cortadas ou raças com caudas curtas ou encaracoladas, como pugs, não têm a gama de expressão que um cão com uma longa cauda tem. Mas, felizmente, eles podem compensar com outras partes do corpo para mostrar suas emoções.

O rabo, decodificado

Em geral, um cachorro enfia o rabo entre as pernas para transmitir submissão, um sinal importante para outros cães. Ele também pode ser usado para proteger a área genital – o que o torna também funcional.

Os cachorros cobrem sua área genital com suas caudas se não estão prontos para confiar em outro colega de espécie. Isso porque os eles obtêm informações uns sobre os outros ao cheirar as glândulas odoríferas na sua área anal. Assim, exposição desta área é um sinal de confiança.

“Dobrar a cauda [nessa situação] é uma maneira de dizer: ‘Eu estou nervoso… Eu realmente não quero ter essa interação’, assim como um ser humano faz ao cruzar os braços e se afastar”.

Também existem as balançadas de rabo. Monique conta que os cães nem sempre abanam suas caudas pelo mesmo motivo e nem todas as vezes isso significa que estão sendo simpáticos. A cauda relaxada com uma sacudidela entusiástica ou circular é algo amigável ou brincalhão; já se ela for mais lenta, com o corpo mais tensionado, é um sinal para que outras criaturas se afastem.

A verdade sobre os pelos eriçados


Felizmente, os cães que têm problemas em suas caudas têm uma estratégia de emergência. Os cães têm pelos mais duros, que vão do seu pescoço até a cauda, que também usam para se comunicar. A pesquisadora diz que eles são extremamente informativos.

Muita gente acredita que quando estes pelos estão eriçados, indicam agressividade, mas, na verdade, eles transmitem vários tipos de emoções além dessa, incluindo medo ou animação. “Quando minha cachorrinha era um filhote, suas penugens levantam quando trazíamos um brinquedo novo, porque ela ficava muito animada”, lembra.

Porém, com cruzamentos em várias gerações focando na aparência física, tem surgido uma dificuldade para desenvolver esta característica em algumas raças. Os poodles e os galgos afegãos, criados para terem uma pelagem cada vez mais impressionante, ainda conseguem eriçar os pelos das costas, mas isso pode ser obscurecido pelo peso de seus longos pelos. É comum em cães domésticos e em raças que foram modificadas que “às vezes, os sinais não coincidam com o seu comportamento”, e até mesmo pessoas treinadas para trabalhar com cães podem se confundir.

As expressões faciais são também um sinal de cão para cão, e diferentes raças as controlam de forma diferente. Por exemplo, dentes arreganhados podem sinalizar agressão. Contudo, assim como no caso dos pelos, os cruzamentos podem prejudicar estes sinais, como no caso dos buldogues. “Esses cães parecer mais ferozes, e isso pode ser porque seus lábios não conseguem cobrir os dentes”, relata a especialista.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Meu cão desmaiou, e agora?


Os animais domésticos também desmaiam, e isso pode ser decorrente de uma série de fatores, principalmente de arritmias cardíacas. Para iniciar a investigação, é preciso primeiramente confirmar se o peludo realmente teve um desmaio de fato para poder pesquisar as prováveis causas. Mas como o tutor pode identificar o quadro? Durante o desfalecimento, assim como ocorre com os humanos, é possível perceber que o animal perde a consciência porque não atende ao chamado do dono ou mesmo a estímulos externos. Em geral, o peludo perde a consciência e cai no chão com os membros flácidos ou, em alguns casos, esticados. O animal pode ainda defecar ou urinar. E atenção: raramente os bichos debatem suas patas ao desmaiarem - esse sintoma pode ser indicativo de uma convulsão.
Não se desespere
Nos casos simples, o animal vai recuperando sozinho a consciência, lentamente. Portanto, não o medique nem forneça nada para comer ou beber. O ideal é acomodá-lo confortavelmente, deixá-lo num ambiente fresco. E, assim que possível, levá-lo para o hospital veterinário mais próximo. No local, o especialista fará um exame físico detalhado para tentar identificar a causa real do problema. Para isso, será necessário realizar também um eletrocardiograma e coleta de sangue para exames e uma triagem diagnóstica. Se nada de anormal for detectado, pode ser necessário recorrer a um procedimento especial realizado por um equipamento portátil que registra o eletrocardiograma das 24 horas do dia do bicho. Uma vez detectado um ritmo anormal do coração do pet, o médico veterinário deverá prescrever medicações antiarrítmicas paracorrigir o problema e passará amonitorar o peludo de perto.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Você deveria tosar o seu cão no verão?

No verão, as pessoas guardam no armário as roupas que as esquentam no inverno e deixam seu corpo mais exposto como uma forma de se refrescar.

Ao mesmo tempo, quando donos veem a pelagem longa dos seus cães no verão, eles, com base nesse raciocínio, os raspam, já que a longa pelagem teoricamente esquenta o cão e, por esse motivo, deveria ser removida nos meses quentes.

O pelo pode servir para regular a temperatura do cachorro

Porém, o pelo do cachorro não age da mesma forma que uma roupa e é um componente essencial para a regulagem da temperatura do cão.  Em diversos casos, o pelo serve tanto para esquentar o cachorro no inverno quando para esfriá-lo no verão.  Sendo assim, ao tosar o cachorro, você pode sem querer prejudicar a habilidade do seu cachorrode regular a sua temperatura.Antes de tosar o cachorro, consulte um veterinário e se informe se deve ou não manter a pelagem do cachorro para o verão. Os seguintes fatores que devem ser considerados antes de tosar o cachorro e respondidos pelo veterinário:
  • A raça do cachorro foi modificada pelos humanos para ter pelo longo e grosso ou a raça naturalmente tem esse tipo de pelo?  Cães que naturalmente têm uma pelagem longa normalmente a usam para regular a sua temperatura.
  • A tosa deixará o pelo do cachorro com menos de três centímetros de cumprimento?  Expor a pele diretamente ao sol pode causar queimaduras no cachorro.  Portanto, o cão que será exposto ao sol deve ter, no mínimo, entre dois e três centímetros de pelo para protegê-lo do sol.
As condições do ambiente aonde o cachorro vive também são cruciais na decisão de tosá-lo.  Por exemplo, cachorros que vivem em campos abertos, com acesso a rios e piscinas, têm necessidades diferentes do que o mesmo cachorro vivendo em um jardim, no asfalto ou em um apartamento com ar condicionado.  Consulte um profissional antes de tosar o seu cachorro para mantê-lo protegido durante o verão.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Massagem na barriga para relaxar e aliviar problemas de saúde dos pets

Massagem que trata! 
Confira como massagear a barriga do seu pet para relaxar e aliviar possíveis problemas de saúde

A barriga dos cachorros é uma área muito sensível e, de acordo com o médico veterinário Ricardo Henrique da Silva, da Clínica Zen Pet, massagear essa região, além de proporcionar um momento de proximidade com seu pet, pode trazer vários benefícios para a saúde dele, como a diminuição da ansiedade, relaxamento dos músculos e aumento da mobilidade do quadril, lombar e coluna. Dois movimentos básicos de massagem podem também aliviar sintomas de problemas intestinais: