segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cães também podem doar sangue


A solidariedade também deve estar presente no mundo animal. Assim como os humanos, nossos melhores amigos podem doar sangue para ajudar outros cachorrinhos doentes.

Em algumas situações, a transfusão de sangue é necessária para salvar a vida de um animal. Mas os cães possuem mais de 20 tipos sanguíneos e os bancos de sangue estão quase sem reposição, talvez pela pouca informação dada aos donos.

O aplicativo “Sangue amigo” foi criado para unir cães doadores e doentes e salvar vidas. Basta fazer o cadastro e transformar seu cãozinho em doador.

A sintonia entre cães e humanos é muito forte, e mais uma vez a solidariedade se faz necessária em ambos os lados.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Como fazer o cachorro parar de latir?


No primeiro caso, por busca de atenção, o que você deve fazer é simplesmente ignorar o seu cachorro. E ignorar, significa, não olhar, não fazer carinho e não falar com ele.

Só dê atenção quando você perceber que ele já parou de latir e se acalmou.

É claro que no início, vai ser muito difícil de conseguir, pois o seu cachorro, estava acostumado com você fazendo todas as suas vontades quando ele latia.

Nesta estratégia, é muito importante que todos os membros da família atuem da mesma forma. Não adianta você ignorar e vir uma outra pessoa e fazer festa ou mesmo dar uma bronca. Desta forma, isso nunca vai funcionar.

Para que esta estratégia funcione da forma certa, é muito importante recompensar o seu cachorro quando ele estiver tranquilo ou pelo menos, tenha parado de latir por alguns instantes.

Faça carinho e eventualmente, ofereça petiscos, principalmente se ele estiver bem relaxado. Você vai estar reforçando este temperamento tranquilo e sem latir.

O cachorro é muito inteligente e vai perceber que se ficar latindo, não consegue a sua atenção, mas que se ficar sem latir, você dá atenção e até petiscos.

No segundo caso, do medo ou dominância, se for o cachorro que fica latindo na janela ou na varanda do apartamento, você pode precisar fazer com que este cão não tenha mais acesso a esses espaços.

Muitas vezes os cães sobem num sofá para poderem ver pela janela e desta forma ficam latindo.

Neste caso ou você impede dele subir no sofá ou coloque algo na janela que não deixe o cão ver a rua. Pode ser simplesmente uma folha de papel no vidro ou se ela estiver aberta, um pedaço de madeira ou plástico, apenas na altura que ele consegue ver.

Agora, mais importante que isso, é passear com o seu cachorro. Ele precisa aliviar a tensão de ficar em casa o dia todo, se socializar com outros cães (importantíssimos fazer isso desde filhote) e também precisa deixar o seu cheiro no ambiente, para que os outros cães percebam a sua presença.

Passeie preferencialmente duas vezes por dia, de manhã e no final da tarde ou início da noite.

Caso você não tenha tempo para passear com o seu cão, peça para um vizinho que também tenha cachorro para passar com o seu ou simplesmente, contrate um passeador de cães (Dog Walker). Você vai perceber a imensa diferença que faz no comportamento do seu cão.

Outra coisa que você pode fazer para distrair o seu cachorro quando você não estiver em casa, é deixar um rádio ou mesmo a televisão ligada. Isso da a impressão de que ele não está sozinho naquele ambiente e pode deixá-lo mais tranquilo. Uso de brinquedos interativos também é muito bom.

Não utilize esguichos de água ou objetos barulhentos para punir seu cão quando ele latir.

Você pode torná-lo um cão mais medroso ou inseguro e por consequência, até mesmo agressivo.

Esse tipo de atitude pode até resolver o problema naquele momento, mas em compensação, você não vai retirar a causa, o que faz ele latir e desta forma, seu cão ficará mais ansioso e estressado.

E quando você não estiver em casa para puni-lo destas formas, ele continuará latindo.

Ainda existem outros motivos pelos quais o cachorro pode latir, mas essas dicas já resolvem a maioria deles.

Casos mais complicados necessitam da ajuda de um profissional.

Portanto, procure um médico veterinário especialista em comportamento canino para te orientar, pois em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicações específicas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Convívio com cães 'reduz risco de asma em crianças'


Crianças pequenas que têm um cachorro de estimação em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma, segundo um grande estudo sueco


Ficar exposto a um cachorro no primeiro ano de vida está ligado a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a essa conclusão.

O estudo foi divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics. Ele se baseia na ideia de que animais de estimação podem ajudar o sistema imunológico e evitar alergias.

Porém ainda é necessário aprofundar a pesquisa, pois os estudos mais antigos que foram analisados mostram resultados conflitantes.

Além disso, comprar um cão para uma criança que é alérgica a cachorros não é uma boa ideia, segundo os pesquisadores.

O melhor amigo do homem?

Animais são uma causa comum de alergia. Metade das crianças que têm asma são alérgicas a gatos e 40% a cães, de acordo com a ONG Allergy UK.

Os animais se lambem para se limpar. Durante este processo, células da pele cobertas de saliva, caspa e pelos soltos são eliminadas. Algumas pessoas acabam desenvolvendo alergia a esta caspa animal.

Mas as descobertas desse último estudo sugerem que a exposição à caspa na infância pode ser benéfica.

Crianças que cresceram com um cão em casa tinham menos chance de ter asma aos sete anos do que crianças que não tiveram esse contato.

Viver em uma fazenda em contato com muitos animais parece dar ainda mais proteção, diminuindo o risco de asma em 50%.

"Nossos resultados confirmaram o 'efeito da fazenda' e também vimos que crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma que crianças sem cachorros", disse a cientista Tove Fall, da Universidade Uppsala, na Suécia.

Fall disse que esses resultados estão de acordo com a hipótese da higiene, segundo a qual a exposição à poeira e à sujeira melhora nossa tolerância a agentes alergênicos.

"Essas informações são importantes para pais que estão esperando um bebê ou planejam ter um. Eles não precisam se preocupar em ter um cão, se quiserem."

"Mas se você tem uma criança que já é alérgica, você não deve arranjar um cachorro para tentar curar seu filho. Isso não vai funcionar e provavelmente vai agravar a alergia".

Se você vive com animais, há algumas coisas que pode fazer para diminuir os riscos de uma reação alérgica, segundo a Asthma UK:

Tente manter os animais fora de seu quarto e, quando possível, também das áreas de convívio;
Banhos regulares em gatos e cachorros podem ajudar;
Você pode tentar usar filtros de ar e um aspirador eficiente. Isso pode ser útil para pessoas com alergia a gatos, mas não há provas claras de que realmente traz benefícios;
Nenhuma raça de cães é à prova de alergias porque todos eles soltam caspa.

"Alguns estudos falaram sobre o assunto, mas não um estudo longitudinal com tantas crianças. Desse ponto de vista esse é um estudo poderoso. Ele é muito bem vindo", disse Amena Warner, da Allergy UK.

Mas a organização diz que é preciso fazer mais pesquisas na área para que isso realmente se transforme em conselhos práticos para pais de crianças pequenas.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Correios estabelecem regras para evitar ataques de cães a carteiros

Confira as normas elaboradas pelos Correios para acabar com os ataques de cães a carteiros no dia-a-dia de trabalho


A relação de conflito entre cachorros e carteiros é uma velha conhecida de todos, mas, ainda nos dias de hoje, as mordidas e os ataques de cães a estes trabalhadores continuam sendo uma ocorrência comum em todo o País. Pensando nisso e tendo como objetivo a diminuição deste tipo de situação, os Correios elaboraram uma espécie de guia para os tutores de pets caninos que vivem em casa, tentando diminuir os riscos corridos pelos carteiros no dia-a-dia de trabalho.

Dito isso, confira na lista a seguir o tipo de precaução determinada pelos Correios que pode diminuir drasticamente o risco de ataques de cães aos carteiros, e certifique-se de que sua casa está dentro das regras estipuladas para manter quem entrega a sua carta longe de mordidas.
A caixa de correio da casa deve estar posicionada do lado de fora do portão, ao alcance do carteiro e fora do alcance do cachorro. Segundo as medidas mais indicadas pelos Correios para que isso seja possível a caixa deve estar localizada numa altura entre 1,2 e 1,6 metros do chão, para que o cachorro não a alcance.

A abertura da portinha de entrada da caixa de correspondência deve ter aproximadamente 25 centímetros de largura e 2 centímetros de altura, e o dono da residência deve se certificar de que não haja rebarbas ou partes pontiagudas que possam ferir o carteiro na hora de entregar a correspondência.

Defeitos ou aberturas na grade do portão (ou buracos em cercas de proteção) também devem ser consertados, garantindo que o cachorro não encontre nessas fendas uma oportunidade de sair da casa e entrar em contato direto com o carteiro.

Os donos do cão devem ter o cuidado de sempre verificar se o portão da casa está fechado e trancado, evitando que o animal consiga abri-lo ao fazer força quando o carteiro chega.

A altura dos muros da casa também merece bastante atenção, e a sua altura deve ser suficiente para que o cão não consiga pulá-lo. Outro ponto fundamental é que os donos do cão não deixem nenhum tipo de objeto encostado ou próximo ao muro (ou ao portão), já que o animal pode usar esse tipo de acessório como um trampolim.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gatos Idosos - Cuidados com seu gato vovô


Com que idade já podemos considerar os gatos idosos e o que fazer para cuidar deles?

Por mais vidas que tenham, a idade chega para todos e sempre chega o momento em que os filhotinhos de antes viram gatos idosos e, da mesma forma que quando eram bebês, esses gatos passam a exigir alguns cuidados especiais.

A média de vida de um gato vai até 15 anos, portanto um gato com 10 anos já pode ser considerado idoso e diferente dos cães, a raça do felino não interfere significativamente nisso. Gatos idosos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, vão perdendo a vitalidade e alguns problemas de saúde podem começar a aparecer, por isso é preciso atenção redobrada para sua alimentação e saúde, com visitas regulares ao veterinário para poder diagnosticar cedo qualquer doença, possibilitando um tratamento mais eficaz.

Pode parecer que um gato velhinho esteja mais dorminhoco, mas na verdade eles passam mais tempo acordados a noite, enquanto dormimos. Apesar de diminuírem o ritmo eles têm o sono interrompido mais vezes, já que precisam de idas mais frequentes à caixinha de areia e por isso mesmo podem acabar se desleixando com atividades que eram de extrema importância antes, como limpar os próprios pelos e aparar as unhas nos arranhadores. Exatamente por isso nessa fase da vida é preciso um cuidado maior ainda para que os felinos não fiquem obesos, já que gastam bem menos calorias.

Gatos idosos também são menos tolerantes a calor e frio extremos, geralmente procurando lugares mais quentinhos e aconchegantes para seus descansos. Por perderem o interesse em se lamber esses gatos tendem a ficar com os pelos mais embolados, secos e sem brilho, além de se tornarem mais grossos com a idade e em geral se irritam mais facilmente quando são manipulados do que quando eram mais jovens.

Com o envelhecimento, os olhos e ouvidos dos gatos também começam a falhar, sendo comum que percam a audição e em alguns casos até fiquem surdos. Por terem seus sentidos reduzidos eles se tornam mais receosos e até agressivos. Também podem ocorrer lapsos de memória, fazendo os gatos serem encontrados desorientados ou vagueando, podendo chegar a um estágio de perder a capacidade de usar a caixa de areia, apesar de isso também poder ser causado por problemas fisiológicos.

Problemas de saúde dos gatos idosos

Gatos da terceira idade podem apresentar uma série de problemas de saúde que podem ser prevenidos ou combatidos se diagnosticados cedo, principalmente se o dono souber que comportamentos observar em seu bichano entre as visitas ao veterinário.

Não é raro que gatos desenvolvam artrite, ficando mais rígidos ou coxeando enquanto andam. É uma doença que causa dor ao animal, mas existem vários remédios que ajudam a aliviar as dores. Devido a isso os gatos evitam um pouco mais de se locomoverem, o que leva a uma perda na massa muscular, por isso é importante que os potes de comida e caixa de areia estejam sempre em local de fácil acesso, sem que tenham que pular ou subir escadas para usá-los.

Com o passar do tempo os bichanos velhinhos começam a beber menos água, o que pode levar a casos de desidratação, que abranda a circulação sanguínea e enfraquece o sistema imunológico, então é bom prestar atenção na quantia de água que seu animal bebe, lembrando que fontes e água em movimento são sempre mais atrativas para gatos do que água parada em um potinho.

Os rins dos gatos são os primeiros órgãos a falhar com a idade avançada, por isso é bom acompanhar a concentração de sódio na ração desde filhote. Sede excessiva e muita urina são os principais sintomas, mas que não excluem a possibilidade de qualquer outro problema como, por exemplo, diabetes, portanto é sempre bom levar a sua suspeita para o veterinário para que ele possa realizar os exames necessários.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Cartões postais

Esse é mais um cartão postal produzido pela Clínica! :) 
Comprando por um real, qualquer um dos 12 cartões postais produzidos, você nos ajuda a resgatar e cuidar de outros animais abandonados. Sua ajuda pode fazer a diferença, então participe! 


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Por que os cachorros inclinam a cabeça?

Quando eles tombam sua cabeça, acreditamos que estão demonstrando curiosidade ou estão confusos com as nossas atitudes. Mas será que isso é verdade mesmo?


Será que os cachorros realmente inclinam suas cabeças para o lado quando estão meio confusos ou curiosos? Esse comportamento muito comum entre os cães e observado pelos tutores tem algumas explicações que não tem nada a ver com a curiosidade e sim com ajustes que os cachorros fazem para escutar e nos ver melhor.

O ajuste da posição da cabeça pode realmente ajudar o cão a ouvir melhor e, assim, analisar melhor a situação. Cachorros tem uma audição muito mais acurada que a nossa, e podem escutar coisas que sequer passam por nossa percepção de humano que poderiam ser ouvidas. Stanley Coren, neuropsicólogo americano, especialista em comportamento canino, conhecido pelo seu livro The Intelligence of Dogs, (A inteligência dos cachorros), diz que na verdade esse comportamento tem a ver com a visão dos cães

O especialista acredita que o campo visual, principalmente entre aqueles cães que possuem um focinho alongado, melhora consideravelmente quando tombam a sua cabeça para um dos lados. Esse comportamento é observado quando os cães estão interagindo com uma pessoa. 

Outra hipótese é que a parte do cérebro do cão que controla orelha média do cão é a mesma parte que controla a comunicação não-verbal, de acordo com um levantamento publicado na revista National Geographic. O ato de ouvir também desencadeie alguns efeitos colaterais não intencionais, como algumas outras " ferramentas de comunicação" que seriam formas não-verbais, o que incluem as expressões faciais e consequentemente a nclinação da cabeça. 

Com certeza, esse é um dos comportamentos mais bonitinhos que os cães demonstram. FONTE: http://www.bolsademulher.com/

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Check up

Não deixe de fazer os exames necessários no seu animalzinho de estimação. É muito importante realizar um check up pelo menos uma vez por ano para garantir que ele está saudável. Confira os principais exames!


terça-feira, 3 de novembro de 2015

6 indícios comuns que comprovam a inteligência dos cães

Saiba que tipo de comportamento canino do dia-a-dia gera indícios cada vez mais óbvios da inteligência dos cães


A inteligência dos cães é um tema discutido há muito tempo e que ganha cada vez mais embasamento em todo o mundo, já que o comportamento destes espertos animais nos premia com grandes e diários indícios sobre o nível que o seu pensamento pode atingir e compreender.

Habituados com as atitudes do dia-a-dia que oferecem provas da inteligência dos cães, os donos de bichos de estimação desta espécie são os primeiros a defender e ressaltar a grande capacidade de compreensão e até de comunicação dos cachorros; que já pode ser provada por uma série de estudos específicos realizados para provar, justamente, essa habilidade (como na pesquisa realizada por Alexandre Rossi – o Dr. Pet – com a cadelinha Sofia, que você confere acessando o link).

Com isso em mente, confira a seguir alguns dos comportamentos considerados entre os maiores indícios da inteligência dos cachorros, e entenda por que os cães podem ser muito mais espertos do que boa parte das pessoas imagina:
Os cães podem aprender palavras 

Com o treinamento correto, os cães podem aprender o significado de palavras específicas por processos bastante lógicos de dedução, que são bem similares com a forma com que muitas crianças passam a assimilar novas palavras nos seus vocabulários. Raças reconhecidamente Inteligentes como a Border Collie, por exemplo, chegam a aprender mais de mil comandos com o adestramento.

Os cachorros entendem a linguagem corporal das pessoas 

Muito rara entre os animais de uma forma geral, a compreensão da linguagem corporal dos humanos é algo feito com facilidade pelos cães – que tem uma capacidade absurdamente alta de identificar, por exemplo, para onde uma pessoa está olhando ou para onde ela está apontando o dedo.
Os cães fazem amizades e as mantém 
Ao contrário do que acontece em outros grupos de animais, no mundo dos cachorros, o líder não é o que tem mais filhos ou é mais temidos; mas, sim, aquele que tem o maior número de amigos – já que, quanto mais ‘querido’, maiores serão as chances de que tenha ‘seguidores’.

Os cachorros sabem como se comunicar com as pessoas 

Os diferentes latidos e rosnados dos cães servem para indicar e comunicar diferentes sentimentos e desejos, e apenas uma parcela muito pequena desse tipo de comunicação canina pode ser considerada proveniente dos lobos – sendo o hábito de latir, portanto, algo mais desenvolvido em função da domesticação do animal (que, geralmente, consegue se fazer entender pelos seus tutores).

Os cães sabem como enganar seus tutores 

Pesquisas realizadas na Universidade de Viena, na Áustria, chegaram a conclusão de que os cachorros tendem a ser menos obedientes quando longe de seus donos ou quando os tutores estão distraídos com alguma coisa (seja em função do trabalho, da televisão ou de alguma leitura). Segundo o estudo, o animal sabe bem quando está sendo observado, e o seu comportamento varia de acordo com a situação em que se encontra.

Os cachorros sentem empatia 

Embora ainda não haja provas concretas ou confirmadas por estudos específicos, já são muitos os indícios de que os cachorros também têm o sentimento de empatia. Segundo observações, quando há uma briga entre dois cães, por exemplo, em 50% dos casos um terceiro animal se aproxima do perdedor do embate (mesmo que não tenha acompanhado a briga acontecendo); já que, ainda de acordo com a análise, o cachorro consegue identificar um comportamento que indica a ‘derrota’ em outro animal da mesma espécie, buscando uma forma de consolá-lo.