terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os benefícios da fisioterapia para os animais de estimação

Ela trata e impede a evolução de doenças graves em pequenos animais.
Cães e gatos também sofrem com doenças ortopédicas, neurológicas e musculares. Por isso, a fisioterapia para animais de estimação pode ajudar no retorno de movimentos, diminuir dores e melhorar a qualidade de vida dos pets, por meio de métodos de reabilitação, aplicados por médicos veterinários, especializados.
De acordo com o veterinário da clínica Prof. Israel, Luiz Fernando Lucas Ferreira, a técnica ajuda na recuperação pós-operatória ortopédica, evitando atrofia muscular, contratura de ligamentos e tendões. “Com a fisioterapia é possível reestabelecer também lesões da coluna vertebral e outras complicações neurológicas como, por exemplo, a paralisia facial”, acrescentou.
No caso dos animais obesos e idosos, a fisioterapia hidroterápica possibilita uma atividade aeróbica de baixo impacto, que melhora a condição cardiorrespiratória para a perda de peso e melhora da força muscular. “São utilizadas ainda para tratamentos, modalidades como a laser terapia, estímulos elétricos, massagens e alongamentos”, citou Luiz Fernando.
O veterinário explica que não há contraindicação para prática da fisioterapia em pequenos animais, mas deve ser feita apenas com indicação médica e após uma avaliação clínica. “Seu principal benefício é evitar o uso constante de remédios, principalmente, anti-inflamatórios, que podem causar prejuízos para o estômago, intestino e rins”, ressaltou.
Para obter resultado com o tratamento são indicadas em média, 10 sessões para cada paciente, com duração de 45 minutos. “Após esse período, avaliamos juntamente com o dono do animal, os resultados obtidos com as sessões iniciais, para verificar se é necessário diminui ou aumentar a frequência do tratamento ou mesmo dar alta para o paciente”, disse o médico.
Ele acrescenta que é comum que os donos abandonem o método, na maioria das vezes pelo custo do tratamento. “É preciso entender que a fisioterapia trata e pode impedir a evolução de doenças graves, como foi citado”, lembrou o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário