quinta-feira, 20 de junho de 2013

Por que é importante castrar?

 
Todo mundo deve ter uma vizinha, amiga ou conhecida que já reclamou da sua gata ou cachorro ter dado cria pela 5º vez. Ou, já deve ter reparado nas ruas, um monte cachorrinhos abandonados. Pois é, e a culpa é de quem?

É lindo ver os bichinhos, quando ainda são filhotes. Não dão trabalho, comem pouco e fazem tudo conforme a vontade do dono, mas e quando crescem? Por não serem adotados, acabam indo parar nas ruas e acabam sofrendo todas as consequências que vimos hoje no dia a dia das vias urbanas.

Ao invés de deixar chegar a este ponto, por que não evitar? Você sabia que a castração além de evitar crias indesejáveis, aumenta a expectativa de vida do animal?

Pesquisas apontam que o procedimento pode aumentar a expectativa de vida dos animais, porque diminui o nível de hormônios sexuais que estão relacionados a várias doenças, como câncer de mama, útero e próstata, além de evitar problemas comportamentais que colocam em risco a vida do pet.


Benefícios

Castração para fêmeas
Elimina a chance de a fêmea ter a piometra, um processo inflamatório no útero associado às alterações hormonais e às infecções bacterianas. Também evita a chamada “gravidez psicológica”, na qual o bicho desenvolve sintomas de um animal prenhe ou de uma mãe que pariu recentemente, como o aumento das mamas, produção de leite e irritabilidade.

Castração para machos
Entre os benefícios na área comportamental, a castração ajuda a acabar com as fugas e as brigas entre machos que saem à procura de cadelas que estão no cio. Também acaba com a demarcação territorial– o famoso xixi nas paredes, nos móveis e nas rodas do carro;

“Castrar o pet é um ato de amor em vários sentidos: o dono está pensando no bem-estar do seu melhor amigo e demonstra estar preocupado em diminuir o número de cães que sofrem nas ruas”, afirma o médico veterinário Eduardo Pacheco.

Importante saber
Existem alguns mitos sobre a castração e um deles é sobre a necessidade de cruzar animal pelo menos uma vez para evitar doenças. Na verdade, o quanto antes fizer o procedimento, melhor. “O ideal é que a castração seja feita antes do primeiro cio, para diminuir as chances de o pet desenvolver os hormônios que estão ligados à reprodução”, completa Pacheco.

O peso
O animal engorda normalmente por causa da diminuição das suas atividades físicas e não pelo procedimento. Basta manter os exercícios e uma alimentação saudável e balanceada para que o pet fique em dia com a balança.

Fonte: Portal Armário Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário