sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cortar orelhas e rabo de cachorros é crime

Corte de orelhas e rabo, pode? A prática, ainda bastante comum no Brasil, é proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e considerada ilegal


Mesmo tendo sido proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a prática de cortar a cauda e orelhas de cachorros ainda é comum no Brasil e em muitos outros países, infelizmente. Tais cirurgias são ilegais se forem realizadas por motivos estéticos (o que costuma acontecer), contudo, ainda existem “profissionais”que se dedicam a essa técnica e proprietários pouco conscientes que veem beleza e status na amputação de caudas e orelhas em determinadas raças, que exigindo dos criadores bichos com esse padrão de raça.

Porém, já está provado que esse tipo de mutilação causa problemas para a vida do animal, não só de saúde – pois o pet perde o equilíbrio – como também em sua relação social com humanos e com outros cachorros. Todo movimento do rabo do bicho tem seu significado. Além do mais, a cauda para o mascote possui serventia prática, como espantar moscas que o perturbam. O art. 39 da Lei de Crimes Ambientais proíbe maus tratos, o que inclui a mutilação dos animais, claro. Quem for flagrado cometendo esse crime pode responder a processo e ser punido com multa e detenção. Já o veterinário responsável pelo procedimento, além de responder criminalmente, terá seu registro caçado junto no Conselho de classe. Portanto, o que está faltando mesmo na sociedade é a conscientização: o animal não pode escolher como quer seu rabo ou orelhas, mas o seu proprietário, sim.

FONTE: Revistameupet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário