quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Tosa em gatos


Você sabia que também pode tosar o seu gato? A tosa ajuda a controlar a queda dos pelos, além de evitar a formação de nós e facilitar a escovação diária da pelagem. Porém é preciso alguns cuidados especiais! Leve seu amigo apenas em pet shops de confiança e que utilizem produtos de qualidade.

Não tente fazer em casa! A tosa nos felinos só poderá ser feita com muita habilidade e paciência de profissionais qualificados. Na dúvida, consulte um médico veterinário para descobrir se o seu melhor amigo precisa ou não de tosa.

1- Nunca, em hipótese alguma, deixe seu animal (seja ele gato ou cachorro) sozinho durante um banho ou tosa em um petshop. Inclusive, dê preferência à locais com estrutura de vidro, onde você consiga acompanhar toda o processo, e onde seu gato possa te ver, para que se sinta mais seguro e fique mais calmo. Se você notar que ele ficou mais agitado e estressado ao te ver, fique fora do raio de visão dele, mas fique de olho durante todo o processo. Certifique-se também que o local escolhido é limpo e seguro, e que o profissional tem experiência na tosa de gatos. É importante também, caso o local também receba cachorros, marcar um horário onde não tenha nenhum cão, para evitar mais estresse ao seu gatinho.

2- Antes de tosar seu gato, consulte um veterinário e veja se realmente existe a necessidade de tosá-lo, avaliando principalmente a condição física e a personalidade do seu gato. Tosar somente por estética não é recomendado. A tosa deve ser feita por motivos de bem estar ou de saúde. E somente se o gato for de pelos longos. Gatos de pelos curtos não têm necessidade de serem tosados.

3- O ideal é nunca deixar os pelos do seu gato embolarem, quem tem gato de pelos longos tem que se comprometer a escová-los diariamente. A escovação é recomendada também para os gatos de pelos curtos, já que remove os pelos mortos e evita a formação das temidas bolas de pelo, que os gatos costumam vomitar após tomarem seus “banhos de língua”.

4- Outro problema comum com gatos de pelos longos, é que muitos se sujam ao fazer as necessidades, ficando com fezes grudadas nos pelos. O que não é muito higiênico para gatos que vivem em casas e sobem na cama, no travesseiro, no colo do dono…Então, uma solução é a tosa higiênica, que consiste em tirar apenas os pelos da barriga e da região perianal. Dessa forma, evita-se que se sujem e espalhem surpresinhas por aí. Mas, mais uma vez, consulte um veterinário de confiança antes de fazer esse tipo de tosa, ainda mais porque é um procedimento mais delicado, e precisa ser feito por um bom profissional.

Analise a real necessidade, e se não existe outra alternativa menos estressante além da tosa.

Detalhes importantes na hora da tosa:

– Bigodes: os bigodes de um gato NUNCA podem ser cortados, fique de olho!

Os pelos da cabeça não devem ser raspados com a máquina, somente aparados com a tesoura e MUITO delicadamente, tomando muito cuidado com os bigodes e os pelos sensoriais, que também ficam em cima dos olhos. Um gato com os bigodes cortados pode ficar desorientado, perder o equilíbrio ou ter dificuldade em andar ou correr.

Os bigodes do gato, em conjunto com os outros pêlos sensores, são antenas altamente sensíveis e podem detectar o toque ou a mínima presença. Até a corrente de ar em uma ranhura na parede, nunca descoberta por nós, pode ser detectada.

Eles estão repletos de nervos e podem detectar o mais leve movimento. Os gatos que perambulam pela noite e os que têm problemas de visão, usam-nos para “ver” por onde andam, permitindo-lhes manobrar em espaços estreitos e avaliar distâncias.

Bigodes cortados geralmente voltam a crescer, mas com certeza será muito doloroso pro seu gato. É preciso evitar qualquer tipo de sofrimento, certo?

– Rabo: O rabo pode ser aparado, mas NUNCA pode ser completamente tosado, precisa ficar mais peludo, e assim como a cabeça, não deve ter tosado com a máquina. Gatos que têm o rabo completamente tosado podem começar a se automutilar, perseguindo e mordendo o próprio rabo.

– Corte de unhas: As unhas dos gatos possuem vasos sanguíneos na sua base. Não se deve aparar muito próximo a esses vasos devido à chance de sangramentos e dor.
Somente as pontinhas devem ser cortadas: é mais fácil ver quando as unhas têm uma coloração clara.

– Cheiro: Se você tem outros gatos em casa, evite que durante a tosa seja usado perfume em seu gato. Dessa forma, a chance dos outros gatos estranharem o gato tosado é um pouco menor. É bem comum isso acontecer. Muitos gatos chegam a brigar por dias, pois os que ficaram em casa acabam não reconhecendo o gato tosado, que volta com um cheiro completamente diferente, que pode demorar dias para sair, ou para ser substituído novamente pelo cheiro familiar para os outros gatos.

– Sedativos: Qualquer tipo de medicamento deve ser administrado diante de extrema NECESSIDADE, e por um profissional. Principalmente quando se trata de sedativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário