quinta-feira, 21 de julho de 2016

Cachorro que não gosta de aves: calopsita, galinha, pombos


Muitos dos nossos companheiros caninos ainda possuem alguns dos instintos predatórios de seus ancestrais selvagens, que os compelem a caçar. Um agravante a este instinto é a movimentação rápida presente nas aves, o que os remete rapidamente a uma situação de fuga da presa.
Por que cachorros gostam de perseguir aves?
Aves são pequenas, fazem ruídos interessantes e voam ao redor rapidamente, tornando-se assim algo muito interessante de se perseguir. Muitos cães enxergam os pássaros (incluindo pombos e calopsitas), esquilos, ratos, ratos e gatos como presas em potencial, alguns mais do que outros. Qualquer tipo de ave pode ser considerada presa por seu cão, incluindo patos, cisnes, gansos, galinhas e aves selvagens pequenas. Certas raças de cães, tais como retrievers, spaniels e pointers, foram originalmente criados para rastrear aves – algo que ainda hoje permanece em seus comportamentos. Sendo assim, as raças de caça possuem menos tolerância às aves. Porém, não se desespere, com a devida dedicação estes instintos podem ser suprimidos.
O problema de não gostar de aves
Você pode até pensar que não necessita de treinamento, pois não pensa em ter aves em casa. No entanto, as aves são muito comuns no meio urbano, e isto pode causar graves problemas. Imagine só uma situação onde seu cão está no quintal e vê uma pomba. Se ele não está acostumado com a presença delas, a primeira reação dele será persegui-la, o que pode levar a acidentes graves, como o atropelamento, ingestão de patógenos via carcaças, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário