terça-feira, 16 de agosto de 2016

Como prevenir a obesidade em gatos


Prevenir que seu gato se torne obeso é mais fácil do que tirar o excesso de peso, uma vez que ele já esteja lá. Para evitar o excesso de peso, devemos alimentar nossos animais de estimação de acordo com seu nível de atividade e idade. Em geral, os gatos mais jovens vão precisar de mais calorias por quilo de peso corporal do que os gatos mais velhos, cujos metabolismos é mais lento.
Como evitar que o gato fique gordo/obeso
Fornecer exercícios
O exercício tem muitos benefícios. Não só ajuda a queimar calorias, mas também:
  • Fortalece os sistemas respiratório e circulatório;
  • Ajuda a obter oxigênio para as células do tecido;
  • Mantém os músculos tonificados e articulações flexíveis;
  • Libera energia, alivia o tédio, e mantém a mente ativa;
  • Ajuda na digestão.
  • Brinque com seu gato usando brinquedos interativos; brinquedos do tipo vara de pesca muitas vezes são o favorito. Um vídeo para ‘gatos’ com o chilrear dos pássaros ou o farfalhar dos ratos pode tirar um gato preguiçoso do sofá e fazê-lo arranhar a TV.

Escolha o tipo certo e a quantidade de alimentos

Gatos precisam de diferentes tipos e quantidades de alimentos durante as fases da vida. Os animais mais jovens necessitam de mais energia, proteínas e minerais do que os gatos mais velhos. Gatos que estão fora em um tempo mais fresco também têm maiores necessidades de energia. Gatas grávidas ou amamentando necessitam de aumento da proteína, minerais e energia. Gatos que só ficam no sofá, no entanto, têm necessidades de energia muito menor. Gatos mais velhos, mesmo que permaneçam ativos, podem necessitar de menos calorias do que quando eram mais jovens.
Alguns gatos regulam sua ingestão de comida bem, outros comem qualquer coisa à vista. Em geral, é melhor fornecer alimentos como “refeições” ao invés de ter uma tigela de comida cheia de comida disponível sempre. Desta forma é mais fácil controlar a ingestão de alimentos e não torná-lo comum. Em uma família com vários animais de estimação, fornecer alimentos como refeições também ajuda a garantir que o animal esteja comendo a comida apropriada para ele.
Monitore regularmente o peso do gato 
É fácil para nós colocar engordarmos dois quilos e não perceber até que tentemos usar algo que não foi por um tempo. É ainda mais difícil notar pequenos ganho de peso em animais de estimação. Ao pesar rotineiramente seu gato (na mesma hora do dia, na mesma balança), você será capaz de notar um ligeiro aumento de peso (ou diminuição) antes de se tornar um problema sério.
Regule o peso de gatos jovens
Animais de estimação que estão acima do peso quando jovens têm um maior risco de se tornarem obesos à medida que envelhecem.
Gatos que estão acima do peso, enquanto crescem têm um maior risco de sobrepeso na idade adulta. Precisamos fazer com que animais em crescimento tenham uma nutrição adequada, mas não se alimente demais. Além de contribuir para problemas de peso conforme o animal envelhece, o excesso de peso quando jovens podem contribuir para outros problemas, como doença articular.
Limite ou elimine guloseimas e sobras de comida
As calorias extras e diminuição do valor nutricional dos petiscos e sobras de comida são muitas vezes os maiores infratores quando se trata de controle de peso. Guloseimas são geralmente melhor do que sobras de comida, e são usadas para treinar gatos para “vir” (sim, você pode ensiná-los a vir). Mas dar muitas guloseimas pode ter consequências graves. A maioria dos gatos, quando se trata disso, prefere ter a sua atenção do que um deleite. Passar mais tempo brincando ou acariciando seu gato provavelmente vai lhe dar muito mais satisfação do que a guloseima, que é devorada em três segundos e depois esquecida.
Trate todos os fatores que contribuem ou doenças
Embora a maior parte do ganho de peso em gatos seja simplesmente devido à alimentação em excesso ou de pouco exercício, existem condições médicas que podem contribuir para a obesidade. Muitas dessas condições podem ser tratadas. Se o seu gato tem um aumento inexplicável no apetite ou peso, leve seu gato ao veterinário para ter certeza que não é uma doença causando o problema.
Fonte: Tudosobregatos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário