terça-feira, 6 de setembro de 2016

Atendimento especializado para gatos

Não há dúvidas de que cachorros e gatos é preferência nacional quando o assunto é anima de estimação. É preciso estar atento às diferenças no cuidado com esses animais.


  Com o objetivo de oferecer um serviço específico e qualificado, a Clínica Veterinária Professor Israel realiza o atendimento exclusivo e especializado de gatos desde fevereiro de 2014. A proposta preza por uma consulta que atenda especificamente às necessidades do gato, que também exige atenção à alimentação, higiene, vacinação e até mesmo tipos de brinquedos específicos para o bichano.  

  Priscila Vasconcelos, médica veterinária explica a importância de um tratamento diferenciado para esse tipo de animal. “Os felinos apresentam particularidades em relação à anatomia e à fisiologia quando comparados aos cães e, com isso, as doenças e os tratamentos entre as espécies são diferentes. Além disso, possuem uma personalidade diferente, que exige conhecimento amplo sobre sua natureza. Exatamente por serem tão diferentes que precisam de atendimento especializado. O médico veterinário especializado em Medicina Felina é extremamente importante, já que ele terá condições melhores de diagnosticar, definir o tratamento mais adequado e atuar também na prevenção de doenças nos felinos”, afirma.


  Os gatos são uma família ampla dividida em diversas raças, cada uma com tendo características próprias. Algumas são consideradas mais apropriadas para a vida em ambientes pequenos do que outras, seja pelo tamanho, diferenças de temperamento ou até mesmo pelo tipo de pelagem. Outras têm predisposição genética para determinadas doenças, ou apresentam doenças frequentes, devido à anatomia, comportamento, tipo de pelagem, sensibilidade da pele. É importante pesquisar bem sobre cada raça antes de adquirir uma específica para evitar problemas de adaptação e consequentemente problemas de saúde no animal.

  Normalmente é mais difícil diagnosticar patologias em gatos, o que aumenta ainda mais a importância da prevenção. Priscila recomenda visitar o veterinário pelo menos uma vez a cada seis meses: “Além da consulta clínica, são oferecidos os serviços específicos de laboratório, raio-x, ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiograma, cirurgias e oftalmologia que podem auxiliar na prevenção e diagnóstico de patologias. Existe tratamento específico para cada doença e quanto antes diagnosticado, mais chances de cura o animal tem”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário