sexta-feira, 29 de julho de 2016

Como criar um cachorro independente e porque

Quando recebemos um novo cachorro em casa, toda a atenção se volta pra ele. Porém isso acaba sendo extremamente prejudicial no futuro desse cão – e no seu!
 
Um cachorro extremamente apegado ao dono acaba sofrendo muito depois, porque nem sempre o dono poderá estar presente 24 horas por dia. As pessoas precisam trabalhar, sair de casa, viajar etc. E esse cachorro acaba tendo que se ver longe do seu dono, de quem ele aprendeu a depender profundamente.
 
A maneira mais saudável de criar seu cachorro é fazendo com que ele seja independente. Ele vai continuar te amando e sendo carinhoso, apenas não irá sofrer na sua ausência, o que é bom pra todo mundo.
 
Assim você evita a Ansiedade de Separação e até a Dermatite por Lambedura (cães que lambem as patas sem parar até ficarem com feridas).
 

 
Você quer que seu cachorro seja feliz? Crie-o pra ficar tranquilo sozinho.
 
Veja aqui as raças mais apegadas ao dono e que precisam de cuidado redobrado nesse treinamento.
 
Boa sorte!

Fonte: TudoSobreCachorros 

quarta-feira, 27 de julho de 2016

5 maneiras de deixar seu gato feliz

Com sua flexibilidade e curiosidade naturais, parece que gatos nasceram para brincar. Mas, infelizmente, depois da fase filhote muitos donos tendem a pensar em seus gatos são como almas velhas pesadas que preferem dormir no sol e fazer traquinagem ao redor da sala de estar.

Ao contrário, os gatos gostam de ter coisas para fazer, de acordo com Kristen Collins, CPDT, treinadora de animal da ASPCA. Sem atividades construtivas para fazerem, eles podem se divertir de uma forma indesejada, como miado excessivo, fazer xixi fora da caixa de areia e arranhando móveis. Dar ao seu gato atividades cerebrais estimulantes desde de novinho também ajuda a prevenir ou retardar o aparecimento da síndrome de disfunção cognitiva.
5 maneiras de entreter seu gato e deixá-lo feliz
1.Oferecer oportunidades de exploração. Conforme mencionado por W. R Shaw em Keeping Cats from Getting Bored, gatos adoram descobrir novos lugares e objetos. Aproveite isso deixando coisas que seu gatinho pode explorar. Sacolas de compras de papel (com as alças cortada) e caixas de papelão são coisas simples de todos os dias que você pode usar. Talvez você também queira investir em um condomínio de gato ou um arranhador em um bom lugar.
2.Certifique-se de que ele tenha acesso a “TV de gato”. Talvez você goste de assistir televisão como entretenimento, mas o seu gato provavelmente prefere ver o grande espaço lá fora. Ele não pode perder a programação que inclui exibição da família de pica-paus na sua árvore ou o vizinho que caminha com sua Corgitodos os dias às 15 horas, por isso, dê a ele acesso livre as janelas de sua casa – adicionando poleiros, sempre que necessário. Se possível, pendure alimentadores de pássaro e de esquilo fora da janela que seu gato mais frequenta.
Não se esqueça da vista interior: muitos gatos são fascinados por aquários. Mesmo aquários mecânicos, com peixes falsos nadando pelo vidro, pode interessar para o seu gatinho. E, embora ele não possa desfrutar de televisão tanto quanto você, seu gato pode gostar de vídeo de gatos que apresentam close-up de filmagens de aves e roedores.Crie oportunidades para o seu gato “caçar” e se alimentar. Em vez de deixar que ele paste por sua comida durante o dia todo, a ASPCAnotifica que você pode levar seu gato a comer demais, permita que ele trabalhe (ou cace) para isso. Você pode fazer isso escondendo comida em toda a casa ou colocando os alimentos em brinquedos. Até mesmo uma dispensador temporizado para suas refeições ajudará a mantê-lo ocupado.
3.Permita tempo supervisionado fora. O grande ar livre pode ser um lugar perigoso para o seu gato. Mas se ele está autorizada de uma forma controlada, pode ser delicioso. Uma maneira de fazer isso é ensinar seu gato a caminhar com uma coleira. Acredite ou não, isso pode ser feito! Outra maneira de permitir seu gato ao ar livre é criar ou comprar uma sala fechada, caixa ou túnel. Tais áreas permitem que os gatos apreciem a vista, sons e cheiros do mundo exterior, sem deixar que eles saiam livremente. Apenas certifique-se de que seu gatotomou a vacina preventiva contra dirofilariose antes de se aventurar fora.
4.Hora da brincadeira com você. O melhor tipo de brincadeira é a interativa. Durante sessões diárias com você, seu gato pode desfrutar de um maior grau de estimulação intelectual e atividade aeróbica. Em particular, considerar as atividades que permitem que o seu gato exerça seus instintos de caça. Brinquedos que se assemelham às presas, tais como os roedores, são populares entre os gatos. Você pode mover esses brinquedos para longe de modo que ele tenha que capturá-los. Brinquedos como uma varinha oferecem uma outra maneira para que você conquiste seu gato no estilo brincadeira de caça – tudo enquanto mantém sua mente e corpo ativos.
5.Existem muitas outras atividades e jogos que você pode compartilhar com seu gato. Você pode até mesmo decidir avançar suas habilidades e ensinar seu gato alguns truques, como tocar aqui. Você se surpreenderá com a criatividade que você e seu gatinho podem ter! Independente do que você escolher, é mais importante que você dê ao seu gato coisas para fazer que o mantenha feliz, saudável e ocupado.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Cachorro que não gosta de aves: calopsita, galinha, pombos


Muitos dos nossos companheiros caninos ainda possuem alguns dos instintos predatórios de seus ancestrais selvagens, que os compelem a caçar. Um agravante a este instinto é a movimentação rápida presente nas aves, o que os remete rapidamente a uma situação de fuga da presa.
Por que cachorros gostam de perseguir aves?
Aves são pequenas, fazem ruídos interessantes e voam ao redor rapidamente, tornando-se assim algo muito interessante de se perseguir. Muitos cães enxergam os pássaros (incluindo pombos e calopsitas), esquilos, ratos, ratos e gatos como presas em potencial, alguns mais do que outros. Qualquer tipo de ave pode ser considerada presa por seu cão, incluindo patos, cisnes, gansos, galinhas e aves selvagens pequenas. Certas raças de cães, tais como retrievers, spaniels e pointers, foram originalmente criados para rastrear aves – algo que ainda hoje permanece em seus comportamentos. Sendo assim, as raças de caça possuem menos tolerância às aves. Porém, não se desespere, com a devida dedicação estes instintos podem ser suprimidos.
O problema de não gostar de aves
Você pode até pensar que não necessita de treinamento, pois não pensa em ter aves em casa. No entanto, as aves são muito comuns no meio urbano, e isto pode causar graves problemas. Imagine só uma situação onde seu cão está no quintal e vê uma pomba. Se ele não está acostumado com a presença delas, a primeira reação dele será persegui-la, o que pode levar a acidentes graves, como o atropelamento, ingestão de patógenos via carcaças, etc.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Gatos e pessoas idosas

Animais de estimação podem desempenhar um papel especial na vida dos idosos que vivem em instituições e em casa. Para os idosos que vivem em casa com animais de estimação, há várias questões que podem ser úteis para se discutir.

Como as pessoas idosas costumam ter menos mobilidade e independências, existem alguns fatores adicionais para garantir o bem-estar tanto do idoso quanto do gato ou outro animal de estimação.


Planos de contingência

Todos os donos de animais, sejam idosos, pessoas que vivem sozinhas, ou aqueles em famílias devem desenvolver planos de contingência para o atendimento de seus animais de estimação. Você deve ter um cartão com você, em seu veículo, e na porta da geladeira que tenha os nomes de seus animais de estimação, suas descrições, onde eles estão (incluindo esconderijos favoritos), todos os medicamentos que tomam, o nome do seu veterinário, e quem contactar em relação a eles. Essa pessoa de contato deve conhecer o seu veterinário, e saber onde você guarda os medicamentos do seu animal de estimação e fichas médicas arquivadas.

Muitas pessoas têm provisões com elas ou anexos à sua vontade de fornecer as necessidades financeiras e de cuidados de seus animais de estimação. Um advogado pode ajudá-lo a escrever este documento. Ao fazê-lo, pense sobre os aspectos financeiros do cuidado com animai; quem você gostaria que tivesse seu animal de estimação(s); se você tem vários animais de estimação, existe alguém que possa cuidar de todos eles; e se você tem um animal de estimação mais velho ou doente, existem disposições especiais que você pode fazer.

Também é útil ter alguém disponível que possa vir e fazer as tarefas mais difíceis, se você não conseguir, como passear com o cão ou limpar a caixa de areia. Vizinhos, escoteiros, membros da igreja, e os amigos podem estar mais do que dispostos a ajudar.

Também é importante continuar a socialização do seu animal de estimação. Seu animal deve estar confortável ao redor de outras pessoas, e permitir outras pessoas em casa, se houver necessidade.

Transporte

Transporte pode ser um obstáculo quando se tem um animal de estimação. Você vai precisar fazer viagens para o veterinário, para a loja para comprar alimentos para os animais, e talvez para um tosador. Se você não dirige, alguém do seu bairro pode ajudar. Alguns veterinários fazem atendimento em casa, essa é outra possibilidade.

Uma boa comunicação com seu veterinário

Uma boa comunicação entre você e seu veterinário e outras pessoas que possam cuidar de seus animais de estimação é essencial. Fornecer o seu veterinário informações sobre quem vai cuidar de seus animais de estimação se você ficar doente ou incapacitado, quem tomará as decisões sobre seus animais de estimação, e também discutir quaisquer acordos financeiros. Se você ficar doente, não se preocupar com esses detalhes irá ajudá-lo a se concentrar em sua recuperação.

Certifique-se de entender qualquer condição médica que seu animal possa ter. Faça as suas perguntas veterinário para que você possa entender o que está acontecendo. Se você não entender da primeira vez, pergunte novamente, não sorria apenas e acene educadamente como muitos de nós fazemos quando falamos com nosso mecânico de automóvel. Às vezes, como profissionais de saúde, tendemos a usar jargões técnicos, ou não explicar as coisas completamente.

Peça quaisquer instruções sobre como cuidar de seu animal de estimação ou indicações para medicamentos por escrito de uma forma que você possa ler e entender. Também pode ser útil ter um amigo presente, que será responsável pelo seu animal de estimação durante o exame do seu animal. Assim, ambos terão a certeza do que está acontecendo.

Medicamentos

Se o seu veterinário diz que seu animal de estimação precisa de medicamentos, informe seu veterinário se você acha que é mais fácil dar pílulas ou líquidos.

Se for pílulas, você pode solicitar que uma tampa normal seja colocada no frasco, ao invés daquelas tampas “à prova de crianças”, que muitos de nós achamos ser “resistentes aos humano”.

Mantenha o medicamento separado do seu animal de estimação. Use um código de cores – fita colorida ou adesivos podem funcionar bem. Código de cor de garrafa, não de tampas, pois você pode acabar colocando uma tampa no frasco errado.

É importante que a medicação seja dada ao seu animal de estimação como foi prescrita. Peça que o veterinário ou sua equipe lhe mostre como dar a medicação. Novamente, se você tiver dificuldade, peça para alguém ajudá-lo. Os funcionários da clínica veterinária podem lhe dar sugestões.

Cuidados com os animais

Há novos fornecedores de animais disponíveis que podem ajudá-lo a cuidar de seu animal. Se seu cão tende a puxar a coleira, coleiras do tipo focinheira pode ser muito útil para quebrar esse hábito.

Se tiver dificuldade em se movimentar e/ou têm deficiência visual, você pode estar preocupado com cair ou tropeçar em seu animal de estimação. Coleiras brilhantes com um sino sobre elas poderiam ajudar a saber onde o seu animal está.

Comedouros e bebedouros elevados estão disponíveis para que você não precise ​​abaixar até o chão.

Não existe uma regra que diz que caixas de areia devem ser no chão. Se o seu gato pode saltar, coloque a caixa de areia em um suporte estável ou mesa que seu gato pode facilmente chegar.

Escovas e pentes com alças maiores estão disponíveis. Estes podem ser especialmente úteis para pessoas com artrite.

Resumo

Animais de estimação podem desempenhar um papel extremamente importante na vida dos idosos. Ao pensar no futuro e fazer acomodações necessárias, os idosos podem cuidar de seus animais de estimação muito mais fácil.

Fonte: Tudo Sobre Gatos

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Meu cachorro não quer comer – motivos e soluções


Quase todos os proprietários de cães já passaram por isso: você serve o mesmo alimento, no mesmo pote, no mesmo local e…nada! Quem convive com cães sabe que, apesar de ser um problema bastante comum, a falta de apetite sempre é preocupante e não deve ser ignorada. Mas afinal por que eles perdem o apetite? O que pode ser feito para que eles voltem a se alimentar? É o que vamos ver a seguir.

Motivos pro cachorro parar de comer

 
As principais causas da falta de apetite em cães são: altas temperaturas ambientais, saudades, dores de dente e/ou gengiva e outras doenças.
 
Calor: assim como os humanos, os mascotes também sofrem com dias quentes e, junto com o calor, vem a diminuição do apetite. Se o seu cão apresenta falta de apetite em dias quentes, procure oferecer alimentos gelados e água fresca. Converse com seu veterinário de confiança e veja quais frutas geladas seu pet pode comer. Para cães saudáveis, uma fruta que faz grande sucesso é a melancia, desde que em pequenas quantidades. Outra forma de aliviá-los do calor é colocar pedras de gelo dentro do recipiente de água. Uma alternativa ainda mais saudável é oferecer água de coco gelada.
 
Saudades: sim, eles sofrem com a ausência de quem gostam. A primeira dica nesse caso é manter uma roupa com o seu cheiro ao alcance do pet. Isto reduz o sentimento de distanciamento. Procure dar mais atenção ao pet, reserve mais tempo para ele. Brinque mais, faça mais carinho, fique ao lado dele enquanto oferece o alimento. Assim você vai deixar bem claro que ele não está sozinho.
 
Dores: dores de dentes ou na gengiva também estão entre as causas mais comuns de perda de apetite em cachorros. Quando são filhotes, assim como crianças, sofrem com a erupção dos dentes e trocas dentárias. Já durante a fase adulta e a velhice, os cálculos dentários, perdas de dentes e cáries podem causar muito desconforto e também ocasionar outros problemas ainda mais graves.
 
Paladar: alguns cachorros tem o paladar mais apurado e podem acabar enjoando da ração ou do alimento que você costuma dar. Se seu cachorro ficar mais um dia sem comer e a princípio não é nenhuma das razões citadas acima, você pode tentar fazer a troca da ração, como já ensinamos aqui.
 
Independente da causa, não faça uma mudança radical na alimentação do pet, nem ofereça alimentos de humanos para seu cão. A intenção sempre é a melhor, porém você pode agravar ainda mais o caso. Muitos ingredientes que fazem parte da nossa dieta não devem ser consumidos por eles pois podem ocasionar desde alterações gastrointestinais até intoxicações graves, podendo até mesmo levar o animal a óbito.
 
A falta de apetite é considerada frequente entre os cães, contudo esteja sempre atento a outros sinais como vômito, diarreia, apatia, tremores, perda de pelos excessiva, desconforto abdominal, alterações na saúde ou no comportamento. Sempre que identificar algo diferente, leve-o ao seu médico veterinário de confiança. Lembre-se que eles não conseguem se expressar como nós e que somente profissionais podem examinar e diagnosticar o que realmente está acontecendo com o pet.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Por que os gatos se lambem?


Quando se trata de higiene pessoal, os gatos são a personificação da limpeza. Eles são naturalmente equipados com os acessórios para se limparem: uma língua áspera para lamber, patas dianteiras que eles umedecem com saliva e usam como substituto da toalha e dentes para cavar detritos mais teimosos. Acredite ou não, os gatos adultos podem gastar metade de suas horas acordadas limpando eles mesmo, seus parentes e amigos.
O início da limpeza
As mães começam a lamber seus gatinhos logo após o nascimento, para limpá-los, estimulá-los a liberar urina e fezes, despertá-los para mamar e proporcionar conforto. Gatinhos geralmente começam a se limpar quando têm cerca de 4 semanas. Com 5 semanas, eles também começam a limpar seus irmãozinhos e sua mãe. Limpeza mútua entre irmãos, chamado de todos se limpando, muitas vezes continua até a idade adulta. Todos se limpando é uma atividade social que serve para fortalecer os laços entre os gatos.
Padrões de lambidas
gato se lambendoSe alguma vez você já viu um gato limpado seu rosto, você já deve ter percebido a forma estereotipada em que ele faz isto: primeiro saliva é aplicada no interior de uma pata e, depois, com movimentos circulares ascendentes, o gato começa esfregar seu nariz com a pata de trás para a frente. O gato então reaplica saliva naquela pata e, por meio de movimentos semi-circulares, limpa atrás da orelha correspondente, a parte de trás do ouvido, a testa e o olho. Quando termina com um dos lados, o processo é repetido com a outra pata do outro lado da cabeça. Depois que a cabeça está limpa, o gato limpa as pernas dianteiras, ombros, flancos, região anogenital, patas traseiras e a cauda com movimentos longos de língua. A ordem das partes do corpo pode variar, e nem todas as áreas são necessariamente limpas em uma única sessão.
Limpeza problemática
Não é surpresa para ninguém que lambidas tem benefícios higiênicos. Elas ajudam a eliminar os parasitas, mantém a pelagem do gato limpa e fresca, o refresca através da evaporação da saliva e estimula glândulas anexas a raiz do pelo que secretam substâncias para mantê-lo à prova d’água. No entanto, as lambidas também pode ter benefícios psicológicos. Um gato pode se lamber para reduzir temporariamente os conflitos, frustrações ou ansiedade. Sob estas condições, lamber torna-se aquilo que é chamado de “deslocamento comportamental”. Deslocamento comportamental pode ocorrer quando um animal está motivado a realizar dois ou mais comportamentos conflitantes ao mesmo tempo. Incapaz de fazer isso, um terceiro comportamento que está fora do contexto da situação surge. Por exemplo, um gato que se sente ameaçado pode estar em conflito entre correr do seu agressor e brigar. Surpreendentemente, o gato decide se limpar! A limpeza aparece para acalmar e tranquilizar o gato.
Limpeza em excesso, sob a forma de lambidas excessivas, mordidas, mastigação ou sucção no pelo ou na pele, sem nenhuma causa médica subjacente, geralmente é indicativo de estresse. As causas comuns do estresse felino são: medo, falta de estímulo, isolamento, novo animal em casa, mudar para uma nova casa, ansiedade de separação ou, em alguns casos, desmame precoce. A limpeza em excesso se torna problemática quando resulta em lesões auto infligidas (pelo mais fino, retirada completa de tufos de pelo, infecções de pele), uma condição chamada “alopecia psicogênica”. Este diagnóstico é feito quando uma condição médica subjacente não podem ser detectada. Em alguns casos, a limpeza excessiva pode começar como resposta a uma irritação na pele (pulgas, alergias, infecções), mas pode evoluir para um problema de comportamento, embora a condição esteja curada. Acredita-se que a limpeza comportamental tornar-se auto reforçada reduzindo a ansiedade. As ações de limpeza tornam-se repetitivas, chamadas de “estereotipias”, que podem ir e vir, dependendo do nível atual de stress do gato.
O que significa se o meu gato me lamber?
Os gatos são animais sociais. Eles lambem seus parentes como demonstração de afeto e confiança, a forma com que eles lamberiam seus irmãos ou mãe. Eles também podem lamber para experimentar qualquer substância que esteja na sua pele, tais como o sal.
Você deve limpar seu gato?
Se o seu gato gosta de ser escovado ou penteado, então, eu o encorajo a fazê-lo. Limpar o seu gato pode servir para reforçar o vínculo entre você e seu animal de estimação. A limpeza também pode ajudá-lo a ver eventuais problemas de pelo que podem estar se desenvolvendo. No entanto, muitos gatos não gostam de ser escovados ou limpos por nenhuma outra ferramenta exceto por eles mesmos, portanto, se você valoriza sua própria segurança, é melhor deixar que esses gatos façam o serviço! Se o seu gato está propenso a ter bolas de pelo, pelos sem brilhos ou perda de pelo em excesso, você precisa deixar a limpeza para um profissional. Alguns gatos precisam e até gostam de banho.
Fonte: Tudosobregatos 

terça-feira, 5 de julho de 2016

14 regras pra seguir na hora de dar comida pro seu cão


A maioria dos cães ama comer, isso a gente sabe. Isso é ótimo e podemos usar a nosso favor, como por exemplo usar petiscos saudáveis para treiná-los (como a cenoura). Às vezes o cachorro não quer comer porque está se sentindo mal ou porque enjoou da ração, mas de maneira geral, os cães adoram comida. Os donos normalmente colocam a ração ou a comida da alimentação natural no pote, colocam o pote no chão e somente isso.
Mas, o dono consciente deve seguir algumas regrinhas básicas na hora de dar comida pro cachorro, para que o momento da refeição seja prazeroso, sem estresse, seguro e apropriado. Além disso, é um ótimo momento pra reforçar sua liderança.
As técnicas a seguir são válidas para qualquer tipo de alimentação, seja ração seca, enlatada ou alimentação natural.
Como alimentar seu cachorro corretamente
1. Verifique a quantidade
É comum os cães comerem tudo que é colocado na frente deles. Isso é bem típico de algumas raças como Bulldog Inglês, Labrador, Beagle, etc. Não é incomum ver cães obesos hoje em dia, justamente porque as pessoas colocam comida à vontade no pote do cachorro, inclusive sempre vão colocando mais e mais quando essa acaba. Sempre leia na embalagem da ração a quantidade diária correta de acordo com a idade e o peso do cachorro, e escolha sempre uma ração adequada à idade do cão (filhote, adulto ou idoso). Verifique a quantidade total diária e divida essa quantidade pelo número de vezes que você irá alimentar o cão. Por exemplo, se for 2 vezes por dia, divida essa quantidade em 2. Não fique com pena, cães não são como os humanos que aliviam frustrações na comida. Dê a quantidade que está escrita na embalagem e seu cachorro será saudável.
2. Não permita possessividade 
Já falamos aqui no site sobre cães possessivos. São aqueles cães que rosnam para quem se aproximar da sua comida ou de algum brinquedo que ele esteja na boca. Esses cães estão sempre em estado de alerta quando estão comendo e acabam ficando estressados, pois o momento da refeição passa a não ser em paz. Seu cachorro precisa estar tranquilo pra comer e não é recomendado ficar mexendo nele ou na ração o tempo todo, mas é bom acostumá-lo desde filhote a ter a comida manuseada por você e pelos outros membros da casa. Por exemplo, enquanto ele come, coloque a mão no pote, na comida, faça carinho nele. Isso vai prevenir a possessividade. Agora, se ele já tem esse problema, veja aqui nesse artigo: como fazer pro seu cachorro não ser possessivo.
3. Permita que seu cachorro coma em paz
Não dê comida pro seu cão em um horário ou local muito barulhento, com muito trânsito de pessoas e muita bagunça em volta. Seu cachorro não vai conseguir relaxar dessa forma, pode até comer rápido demais e não digerir bem a refeição. Faça com que as crianças e possíveis visitas da sua casa respeitem o espaço do cachorro enquanto ele estiver comendo.
4. Alimente vários cães separadamente
Se você tem mais de um cachorro, normalmente você vai alimentá-los ao mesmo tempo. Mas, assegure-se que os cães recebam a comida separadamente, para que eles aproveitem a comida sem se preocuparem com o que o outro cão está fazendo. Isso pode fazer com que ele coma rápido demais para que o outro cão não pegue sua comida. Essa técnica também é aconselhável para cães que tem costume de tirar a comida do pote pra comer longe. Veja nesse artigo.
5. Não exercite seu cachorro logo depois de comer
Seu cachorro pode precisar fazer xixi e cocô logo depois de comer, mas espere pelo menos de 30 minutos a 1 hora depois dele acabar de comer pra poder passear com ele ou brincar com ele. Assim como as pessoas, os cães precisam de tempo pra digerir a comida apropriadamente depois de comer e passear, correr ou brincar com o cachorro logo depois da comida pode interferir na digestão, fazendo o cachorro vomitar, ter gazes ou ter uma congestão.
6. Não dê a sua própria comida ao cachorro
Os cães precisam de nutrientes diferentes dos seres humanos. Algo que pode parecer saudável e completo pra você, pode não ser pra ele. Ele precisa de nutrientes específicos que podem ser encontrados em rações de qualidade ou em uma alimentação natural acompanhada por um nutricionista veterinário. Além disso, existem vários alimentos que são tóxicos pros cachorros que podem inclusive matá-los. Não dê seus restos de comida ao seu cão.
Além da questão da saúde, oferecer a sua comida enquanto você está comendo pode acarretar em um problema de comportamento no seu cachorro. Sabe aquele cachorro que fica no pé da mesa incomodando todos que estão comendo, pedindo comida? É porque alguma vez ele já recebeu. Não crie esse hábito no seu cão.
7. Escolha o potinho adequado
Invista em um potinho de qualidade e que tenham o tamanho e a profundidade adequados ao tipo físico do seu cão. Cachorros de focinho achatado devem comer e beber em potes mais rasos, enquanto cães de focinho comprido devem comer e beber em potes estreitos e fundos. O melhor material pro pote do cachorro é o inox e a cerâmica. Potes de plástico e alumínio são mais baratos, mas eles ficam arranhados com o tempo e acumulam bactérias, além de soltarem partículas que podem ser prejudiciais aos cães.
8. Não exagere em vitaminas e suplementos
Muitos donos de cachorros querem incrementar a ração com vitaminas e suplementos para melhorar a saúde, mas cuidado. Isso pode gerar vários efeitos colaterais e o cão pode até ficar doente. Fale sempre primeiro com o veterinário, que irá fazer exames de sangue e avaliar se um suplemento ou vitamina são indicados e a quantidade correta.
9. Troque a comida gradativamente
Se o seu cachorro não se adaptar a uma determinada ração ou se ele enjoou da ração atual, pode ser que você queira dar uma nova ração pra ele. Os cães são sensíveis à troca de alimento e isso precisa ser feito gradativamente para que não haja uma diarreia e em consequência disso, uma desidratação. Veja aqui como fazer a troca da ração corretamente.
10. Não dê comida apenas uma vez ao dia
Alimentar seu cão apenas uma vez ao dia não é considerado o melhor jeito e pode fazer com que o cão coma rápido demais por estar faminto, afinal, tem 24 horas que ele não come. Comer rápido demais pode gerar gazes, vômitos e congestão. Depois de adulto, alimente-o 2 vezes ao dia, basta ver a quantidade correta na embalagem da ração e dividir em 2. Isso pode variar conforme a idade do cão. Veja aqui quantas vezes por dia você deve dar ração.
11. Passe seu cheiro pra ração
Na matilha, os cães sempre comem depois do líder e essa comida tem o cheiro do líder. Então, antes de dar a ração ao seu cachorro, passe a mão por toda a ração, deixando seu cheiro presente nela. Só depois ofereça a ração ao cachorro.
12. Faça contato visual antes de dar a ração
O cão precisa ter consciência de que quem está oferecendo a comida é o líder. Antes de colocar a ração no chão, olhe pro seu cão e faça-o manter contato visual com você por 5 segundos. Comece com 1 segundo e vá aumentando esse tempo.
13. Exercite um comando
É interessante que o cão faça por merecer a comida que você está dando, para que ele sempre respeite você como líder. Peça pra ele sentar, deitar, dar a pata ou qualquer outro comando que ele saiba. A comida será a recompensa.
14. Não dê a comida se o cão estiver ansioso ou agitado demais
Essa ansiedade e agitação pode fazer com que ele coma rápido demais. Além disso, oferecer a comida enquanto o cão está muito agitado irá reforçar pra ele que se ele se agitar, ele ganha alguma coisa, fazendo com que ele seja cada vez mais um cão ansioso e agitado. Quando você começar a colocar a comida no pote e ele estiver muito ansioso, espere. Olhe pra ele, espere ele sentar e se acalmar. Faça o contato visual, peça um comando e dê a ração.
Seguindo essas regrinhas você vai ter um cão mais saudável, mais equilibrado e claro, mais feliz!