sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cerca de 40% dos gatos e 60% dos cães sofrem de obesidade

Má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são os vilões do sobrepeso nos animais domésticos
A obesidade se tornou o problema de saúde mais frequente e preocupante entre cães e gatos de estimação. Os números são alarmantes, de acordo com médico veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Luiz Fernando Ferreira, atualmente, cerca de 40% dos gatos e 60% dos cães são obesos.
Má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são os vilões do sobrepeso. Assim como nos humanos, a obesidade é um distúrbio grave em animais: sendo fator de risco para problemas respiratórios e cardiovasculares e ainda predisposição à dor nas articulações.
O especialista afirma que prevenir é sempre a melhor opção e indica, para manter o peso dos animais é necessária uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. “Muitos cães e gatos se alimentam de uma quantidade de ração acima do normal, além de consumirem pães, queijo, carne, pizza e outros alimentos fornecidos pelos donos que contribuem para uma má alimentação. Além disso, muitos não brincam e não passeiam”, completa.
Outro fator de causa da obesidade em animais é a esterilização, ou seja, a castração de cães e gatos, machos ou fêmeas. “Com a castração, os hormônios que atuam na inibição do apetite e que instigam a movimentação dos animais deixam de ser produzidos. Dessa forma, por causa da falta de exercícios e com o acúmulo de energia, esse fator torna-se a principal causa de obesidade nos animais domésticos”, explicou.
A recomendação nesse caso, é que se não houver interesse em reprodução, que os animais sejam castrados. “A castração traz benefícios, a questão do ganho de peso depende muito da alimentação. Já existe no mercado pet ração própria para cães e gatos castrados, que moram em apartamento ou que por algum motivo não podem se exercitar”, ressaltou.
Por último, deve-se considerar a predisposição genética dos animais. Cães de algumas raças, como Labrador, Golden Retriever, Collie, Cocker Spaniel, Beagle e Dachshund têm tendência a engordar. A maioria dos gatos obesos pertence às raças domésticas, especialmente aqueles que têm pelo curto. Para todos esses casos é preciso manter uma alimentação correta desde cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário