segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lindos, brilhantes e sedosos!

Hidratação, banhos com produtos especiais, boa alimentação: tudo para seu pet esbanjar pelos de dar inveja
  
      Da mesma forma que queremos nossos cabelos sempre lindos e hidratados, os bichanos também merecem que seus pelos sejam bem cuidados. Quem nunca sentiu aquele cheirinho de banho e não achou delicioso ficar perto do cãozinho? Até mesmo o gato, difícil de dar banho, fica com um perfume agradável desfilando pela casa.

      Antigamente, bastava uma mangueira, sabão de coco e alguma disposição para dar banho no cachorro. Mas hoje em dia tem de tudo: xampus específicos para cada tipo de pelo, hidratação, tonificação capital, alisamento e até tingimento dos pelos.

Livre, leve e solto

     A pelagem bonita do seu animal começa por uma alimentação saudável. “Alguns cães precisam receber suplemento diário de ômega 3 e ômega 6 em formas de pílulas ou xarope para ter uma pelagem saudável, somados à ração”, explica o veterinário e mestre em cirurgia Luiz Fernando Lucas Ferreira. Uma dica é, quando abrir o saco de ração, vedá-lo de maneira em que contato com o ar seja o menor possível, já que a comida contém ácidos graxos essênciais à alimentação que podem sofrer oxidação se ficar sem proteção.

    O pelo do seu pet é como o seu cabelo: oleosos, secos, os que embaraçam mais e necessitam tosa frequente. Caroline Duval Zago, do Peraltinhas Pet Shop, indica produtos hipoalergênicos, que previnem alergias e não agridem o organismo do bichinho. “Além disso, procurar aqueles que são dermatologicamente e oftalmologicamente testados”, orienta.

Cuidados


      É importante obedecer a uma periodicidade quando os produtos de higiene forem usados em casa e utilizá-los de acordo com as instruções.

     Segundo o veterinário, os banhos nos cães devem ser semanais, com direito a xampus neutros e um ótimo enxágue. “A utilização de cremes deve ser seguida de uma lavagem bem feita para não causar coceira ou dermatite”. Para os gatos, o mesmo procedimento, com o intervalo de 15 dias ou de um mês.

   Já lavar o pelo do animal com sabão de coco pode causar irritação na pele e deixar a penugem quebradiça, pois tem pH alcalino. Só pode ser usado para lavar as patas e a extremidade dos pelos que estão muito sujos de pó de asfalto ou graxa. Outro alerta é nunca comprar produtos sem o aval de um profissional antes. Com certeza o veterinário saberá prescrever o produto certo para o seu pet.

Fonte: Entrevista do veterinário da clínica Professor Israel Dr. Luis Fernando Ferreira para o Portal Armário Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário