quarta-feira, 29 de junho de 2016

Como manter o gato calmo à noite


O comportamento natural dos gatos

Os gatos são noturnos por natureza, e historicamente seguem uma programação de caça crepuscular, ou seja, eles são mais ativos ao amanhecer e anoitecer. Sua visão é altamente especializada para isso: eles têm um tapetum lucidum, algo semelhante a estrutura de um espelho que reflete luz de volta para as hastes em suas retinas (partes do olho que contribuem para a visão). Eles podem ver em 1/6 da quantidade de luz necessária para um ser humano. Embora eles não consigam ver na total escuridão, eles podem ver movimentos e objetos na quase escuridão que, de outra forma, seriam invisíveis aos seres humanos. Não é à toa que eles são tão ativos durante a noite e nós não!

Mantenha seu gato ocupado enquanto está no trabalho

Existem diversas maneiras de ajudar a manter seu gato ocupado durante o dia, portanto, ele será menos ativo e mais sonolento à noite. Dê ao seu gato brinquedos que possam ser golpeados: camundongos de brinquedo são feitos para isso. Alguns vêm até amarrados com erva do gato. Troque esses brinquedos com frequência porque os gatos, assim como as pessoas, ficam aborrecidos com a mesma coisa todo dia. Você também pode comprar ratinhos de brinquedos que fazem barulho e ficam pendurados em um elástico na sua porta. Gatos amam ataca-los. Para renovar periodicamente esses brinquedos coloque-os em um saco de erva do gato. Seu gato pensará que eles são novos.
Existem muitos vídeos interativos que seu gato pode assistir durante o dia, tais como o vídeo Catnip, por Pet-A-Vision Inc. Antes de sair de casa configure seu DVD para ir até um certo ponto, digamos no meio da tarde. Se seu gato gostar do vídeo, ele vai sentar-se na frente da TV e se entreter com aves voando e esquilos correndo em toda a tela. Coloque uma poltrona na frente da TV para que a imagem esteja na visão do gato e ele possa tentar “pegar” estas criaturas.
Panic Mouse é um outro brinquedo interativo ótimo. Uma bola macia operada por uma bateria presa a um fio mexe o ratinho em uma variedade de velocidades ajustáveis e ângulo diferentes. Você pode ligá-lo quando deixar sua casa e ele funcionará por horas! Um outro modelo deste brinquedo vem com um cronômetro digital que pode ser configurado para funcionar de 15 minutos a 2 horas.
Para uma alternativa menos cara, sacolas de papel podem ser muito divertidas. Gatos amam entrar em sacolas de papel abertas. Você pode torná-las especialmente atraente jogando alguns camundongos peludos no interior ou espalhando uma colher de chá de erva do gato no fundo.
Outra ótima ideia para ocupar seu gato é instalar um alimentador de pássaros fora da sua janela. Coloque um poleiro de gato na janela e… voilá, TV realidade!!! Não existe prazer maior em assistir pássaros verdadeiros mais de perto.

Coisas para fazer quando chegar em casa

Sim, você está cansado, mas é para benefício do seu gato, assim como para os profundos círculos sob seus olhos, gaste 15 minutos brincando com ele. Termine a brincadeira fazendo um carinho bem especial no seu gato, para acalmá-lo.

O que fazer se seu gato o acorda durante a noite para brincar

Alguns gatos precisam ficar fora do quarto porque eles podem morder seus dedos dos pés enquanto você se mexe ou muda de posição. Se o seu gato chora e arranha a porta, você pode desencorajá-lo colocando algo que ele não gosta em frente da porta, como tapetes de vinil (colocado ao contrário para expor o lado áspero) ou fita adesiva dupla face. Se o seu gato normalmente bem-comportado de repente começa a vagar eternamente sem descanso durante a noite, chorando ou precisando comer mais, pode ser uma preocupação médica, tais como uma tireóide hiperativa (hipertireoidismo) que é facilmente controlada com medicação. Leve-o para exames no veterinário. Choro noturno excessivo também pode ser devido aos déficits relacionados a idade, tais como perda de audição, visão ou olfato. Tente colocar a comida e a água próxima a sua cama e coloque sua caixa higiênica em um lugar fácil. Deixar seu gato dormir perto de você pode ser reconfortante para ambos.
Se seu gato acorda você durante a noite para ser alimentado, experimente usar um alimentador automático com um temporizador que dispensa comida de acordo com uma programação pré-definida. Configure-a para abrir uma ou duas vezes durante a noite. Seu gato aprenderá a esperar pelo alimentador em vez de incomodá-lo. Dar várias refeições pequenas durante o dia também pode ajudar a diminuir o apetite noturno excessivo do seu gato. Deixe a maior refeição para antes de dormir.
Fonte: TudosobreGatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário