quinta-feira, 16 de março de 2017

Saiba como cuidar da saúde bucal do seu cão ou gato

Alguns pequenos cuidados diários podem resolver e evitar problemas de saúde para o seu bichinho



A saúde bucal dos cães e gatos nem sempre é encarada com a importância devida pelos donos de pets. Muitos não sabem, mas os animais podem ter de um "simples" mau hálito a doenças cardíacas por conta da falta de cuidado. Esse é o seu caso? Não se desespere! Alguns pequenos cuidados diários podem resolver e evitar problemas de saúde para o seu bichinho.

Uma das soluções para cuidar da saúde bucal é a escovação. E é necessário fazer isso diariamente. Além disso, é importante também não dar comida humana, pois os dentes dos cães e gatos agarram muito esse tipo de alimento. A ração é a melhor opção.

Se o bafo do seu animal é insuportável, ele pode estar com cálculo dentário, mais conhecido como tártaro, que é causado por bactérias. A única forma de acabar com este problema é com um tratamento oferecido em clínicas veterinárias, conhecido como "raspagem". É necessário fazer exames antes, além do jejum de seis horas no dia da limpeza, já que o animal precisará tomar um anestésico. 

Problemas

Os animais podem até perder os dentes por conta das bactérias do tártaro. O bafo nos cães e gatos também são causados por este problema. Mas pior que o odor que os animais podem ter por conta da falta de escovação são as doenças causadas por conta da falta de higiene bucal nos animais. O excesso de bactérias na boca do animal pode causar até endocardite. Os cães e gatos também podem ter insuficiência renal.

Saiba mais sobre a saúde bucal do seu animal 
  • Escove bem os dentes do seu cão ou gato. Existem pastas específicas para eles. 
  • Os donos de animais podem dar um reforço na saúde bucal com anti-sépticos. Eles podem ser aplicados direto nos dentes ou na água do animal. 
  • Quando o animal está há muito tempo sem escovação é indicado que faça um tratamento para a retirada do tártaro, que pode causar doenças graves no futuro.
  • É ideal que a saúde bucal do animal seja cuidada mesmo ainda filhote, com dentes de leite, já que assim ele se acostuma ao longo do crescimento.
  • Não existem cáries em cães e gatos, mas os animais podem até perder os dentes, caso eles não estejam bem cuidados.
  • É ideal fazer a limpeza bucal uma vez por ano, mesmo com a escovação diária. Assim você garante que seu animal fique com os dentes limpinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário