quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Todo pet merece ser feliz

4 de outubro é dedicado ao Dia dos Animais e especialista explica quais os cuidados necessários que devem ser tomados para adotar um pet e evitar o abandono.
Cuidar de um animal de estimação exige dedicação e responsabilidade. Por isso, a decisão de ter um pet em casa deve ser tomada com consciência de que essa adoção causará uma grande mudança na vida de toda a família. Tomar essa decisão com clareza ajudará a evitar transtornos e que o animal seja abandonado depois.
O veterinário da clínica Prof. Israel Luiz Fernando Lucas Ferreira, lembra que o abandono de animais nas ruas causa vários problemas para a sociedade por causa da veiculação de doenças como a leishmaniose, verminoses e em algumas regiões do país, até a raiva.
Para quem deseja realmente adotar um animal de estimação, o especialista ressalta que o primeiro passo é estar disposto a oferecer um lar para o pet, em que receberá carinho, alimento e cuidados. “Poder tirar um animal da rua ou de um abrigo é sempre muito gratificante. É como dar um novo nascimento ou uma nova vida para este cão ou gato”.
Já em relação aos cuidados, o médico reforça que é preciso manter uma alimentação correta, oferecer sempre água limpa e manter a higiene do local e do animal. Ele acrescenta que também é preciso ter momentos de recreação, além dos cuidados com a saúde do animal mantendo em dia o calendário de vacinas e o uso de vermífugos.
De acordo com o especialista, uma adoção errada pode causar graves problemas aos pets como o estresse, hábitos de automutilação e até a destruição de objetos da casa. Por isso, veja algumas dicas do veterinário para adotar corretamente um animal de estimação:
·         Adeque o porte do animal ao seu futuro lar, não dá para ter um cão de grande porte em um apartamento de dois quartos.
·         Avalie se a sua vida profissional e social permite ter um pet, para que ele não fique abandonado em casa.
·         Saiba quais serão suas obrigações com ele.
·         A personalidade do dono deve ser "parecida" com a do animal. Os pets têm algumas características como gostar de muita recreação, caminhadas e passeios, enquanto outros são mais calmos, dormem muito ou são mais "intelectuais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário