quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Medicação correta

 
Quando o pet está doente, nada de sair dando remédios para humanos, pois alguns podem ser letais
 
Basta o amiguinho apresentar quadro febril, alérgico ou qualquer outra doença, que a primeira coisa que fazemos é tentar combater com a famosa farmacinha de casa por conta própria. São doses de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o organismo dos bichinhos não tem a mesma eficácia que o do humano, podendo causar intoxicação, alergias e levar o animal ao óbito. “Alguns medicamentos que são fabricados para humanos podem ser utilizados em animais e são receitados por veterinários, mas o dono precisa se atentar a dosagem indicada pelo profissional, ou também causará problemas para a saúde do pet”, explica Valéria Correa, veterinária.
 
Prevenção

O indicado para evitar qualquer risco de piorar o quadro de saúde do animal ou até mesmo causar a morte dele é sempre evitar a medicação sem prescrição. Além disso, qualquer alteração no estado físico do animal, é preciso levá-lo imediatamente a um médico veterinário.
 
Restrição

Alguns medicamentos estão totalmente fora de cogitação no momento de tentar ajudar o animal de estimação. Conheça alguns deles:
 
Analgésico Paracetamol: princípio ativo de diversas marcas de remédios conhecidos, causa lesão no fígado de cães e pode ser fatal para gatos, trazendo problemas como anemia hemolítica, lesões hepáticas, diarréia, vômito, necrose renal, entre outros.
 
Anti-inflamatórios que têm como base diclofenaco sódico: causa graves sintomas gastrointestinais nos animais, inclusive desenvolvendo úlceras perfurantes de estômago e duodeno. Geralmente, os animais começam a apresentar vômitos, diarreia ou fezes escuras, com presença de sangue, além de apatia e muita dor abdominal.

Diclofenaco: muito utilizado por humanos no tratamento de dor e inflamações, em cães e gatos pode ocasionar diversos problemas como úlceras hemorrágicas com vômitos e diarreia com sangue, além de insuficiência renal.


Fonte: Portal Armário Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário