terça-feira, 16 de abril de 2013

Cuidar da saúde bucal previne doenças em cães e gatos



A falta de cuidados básicos com a saúde bucal pode causar doenças orais e atingir órgãos vitais dos animais de estimação.

Cuidar da saúde bucal do animal de estimação é o primeiro passo para evitar doenças orais e até problemas no coração. Segundo o veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira, médico e sócio proprietário da clínica Professor Israel, em Belo Horizonte, a falta de cuidados básicos com a higiene bucal de cães e gatos promove o acúmulo de tártaro, caracterizando a doença periodontal, que pode gerar mau hálito, inflamação da gengiva e perda dos dentes.

Além disso, essa doença pode levar a complicações de saúde, pois as bactérias da boca vão para a corrente sanguínea e atingem órgãos vitais, como coração, pulmões, fígado e rins.

Para evitar todos esses problemas, o médico afirma que o ideal seria a prática de uma escovação diária e esclarece que já existe em Pets Shops, escovas e pastas dentárias próprias para cães e gatos. “Sabemos que esta escovação nem sempre é possível, seja pelo temperamento do animal ou pelo estilo de vida do proprietário. Por isso, o recomendável é realizar uma limpeza dentária anual, a partir dos 18 meses de idade e após os sete anos, duas vezes por ano”.

Outro procedimento que ajuda a manter a saúde bucal dos animais de estimação e que muitos donos temem é a raspagem dos dentes. O veterinário explica que a raspagem ou remoção de tártaro dentário é um procedimento muito tranquilo e seguro. Realizado sob anestesia, com instrumentos modernos de ultrassom e polimento com escova de alta rotação, é muito parecido como é feito em seres humanos. “A anestesia é realizada com completa monitorização do paciente e com o uso de medicamentos de efeito rápido e quase sem reações colaterais”, esclareceu Luiz Fernando.https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário