quarta-feira, 24 de abril de 2013

Trocando o pelo



Especialista esclarece dúvidas da troca de pelos dos pets
Todo mundo deve ter percebido que em alguma época do ano os pelos dos animais começam a cair sem parar. E as pessoas que não sabem disso, acabam se preocupando e levando bichinho para o veterinário achando ser alguma doença. Mas esse processo é mais do que comum na vida do animal. Pelo menos duas vezes ao ano: na primavera e no outono.
Para esclarecer um pouco mais e tirar algumas dúvidas, conversamos diretamente com a veterinária especializada na área de dermatologia, Dra. Angela Yazbek.
Por que acontece essa troca de pelo? E de quanto em quanto tempo?
A troca de pelos é fisiológica e prepara o animal para o verão (pelagem menos densa) e para o inverno (pelagem mais densa). Por esse motivo, ela ocorre na primavera e no outono, estações que antecedem o verão e o inverno, respectivamente. Mas algumas raças, por exemplo, o Pug, trocam de pelo o ano inteiro.
Quais os cuidados se devem ter quando os pelos começam a cair?
Nos períodos de troca de pelos indica-se a escovação com o objetivo de retirar os que se encontram em fase de queda. Nesses períodos o animal não deve apresentar "falhas de pelos" (alopecia). Caso essas falhas ocorram, o proprietário deve levar o animal para avaliação com o seu veterinário, uma vez que  muitas doenças de pele causam áreas de alopecia, por exemplo, doenças hormonais, alérgicas e infecciosas.
Quando se deve fazer a primeira tosa?
Não existe uma regra para a primeira tosa. Ela deve ser realizada quando necessário ou pelo desejo do proprietário. As raças de pelos longos exigem maior cuidado com a pelagem, como: escovação frequente e hidratação para evitar que se formem os nós.

Fonte: Portal Armário Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário