sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gastos médicos com pets não são dedutíveis no IR - ainda


A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Posso acrescentar como gasto médico as despesas que tive com o veterinário do meu animal de estimação, inclusive cirurgias?
Não. Ainda que os gastos com o cuidado do animal sejam vultosos, sobretudo em caso de cirurgias, ainda não é possível deduzir qualquer valor do IR. Sua declaração tampouco é necessária. Ainda que esses gastos tenham participação cada vez maior no orçamento das famílias - há até seguros de saúde para animais - só é possível deduzir as despesas médicas próprias ou de dependentes identificados na declaração. Por isso, não é necessário guardar recibos de gastos com veterinários com o objetivo de apresentá-los ao Fisco.
Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.
Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário