quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A importância de fazer um check-up nos animais de estimação

Especialista alerta que é preciso levar o animal de estimação ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para um check-up


Assim como o ser humano, o animal de estimação pode desenvolver ao longo do tempo vários tipos de doenças e por isso é importante estar sempre de olho na saúde do seu bichinho.O médico veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira, sócio-proprietário da Clínica Veterinária Professor Israel, em Belo Horizonte, explica que a periodicidade ideal de consulta é de no mínimo, uma vez por ano com um clínico geral para a avaliação dos olhos, ouvidos e cavidade oral. Além da avaliação das articulações dos membros posteriores e anteriores, ausculta cardíaca e pulmonar e também mensuração da temperatura corporal e pressão arterial.

O especialista declara que o objetivo dessas avaliações é detectar o inicio de possíveis doenças que estejam em condição subclínica, ou seja, o animal parece normal, mas ao exame clínico o veterinário consegue detectar essa fase inicial da doença. “Exemplo disso é o sopro cardíaco que pode ser de grau I, no qual nenhuma alteração cardíaca clinica esta evidente, contudo já pode ser uma insuficiência cardíaca começando, a qual se tratada no início não irá evoluir deforma rápida e fatal.” relata Luiz Fernando. 

Ele lembra que toda doença que é descoberta em fase inicial, tende a ser mais fácil de ser tratada, e por isso de menor custo. Além disto, em procedimentos de rotina de forma preventiva exames laboratoriais e de imagem podem ter custo reduzido quando não se tem urgência nos mesmos.

Exames e vacinas

A fim de evitar outras doenças, deve-se, também, estar com o cartão de vacinação do seu pet sempre atualizado. “Os cães devem tomar as vacinas V10, antirrábica, contra gripe e contra leishmaniose, e os gatos a polivalente felina e antirrábica. Sendo necessária a administração de vermífugo de duas a três vezes por ano” ressalta o veterinário. 

Ainda segundo o especialista, alguns exames de rotina além de averiguarem a saúde juntamente com o exame clínico, são conhecidos de pré-operatórios nos casos de cirurgia de castração e profilaxia oral (Tartarectomia). Conheça os principais exames de rotina que os animais de estimação devem fazer anualmente.

· Hemograma completo

· Função renal

· Função hepática

· Glicose

· Proteínas Albumina e Globulina

· Urina e fezes

· Eletrocardiograma

Nenhum comentário:

Postar um comentário