terça-feira, 6 de outubro de 2015

Outubro Rosa também alerta para câncer de mama em cães e gatos


Outubro é o mês internacional de conscientização da prevenção do Câncer de Mama entre homens e mulheres. O movimento Outubro Rosa surgiu quando laços cor-de-rosa, idealizados pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foram distribuídos aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova York, em 1990. O projeto alcançou projeção internacional, motivando diversos povos em torno da causa.

O que poucos lembram é que os animais também são vítimas deste tipo de câncer, que tem inclusive uma incidência considerada alta entre cães e gatos.Em ambos os cados, o diagnóstico é feito através de exames de rotina. Na maioria das vezes a doença surge em cadelas e gatas não castradas. Isso acontece por causa da grande produção de hormônios no período da fertilização. Depois dos 6 anos de idade a possibilidade do desenvolvimento da doença aumenta, e por esse motivo é preciso redobrar o cuidado.

O câncer entre os animais, assim como nos seres humanos, começa câncer com nódulos na região das mamas. É importante salientar que nem todos os tumores serão necessariamente malignos e só exames mais completos vão definir o tipo de tratamento adequado. Em casos onde os tumores são benignos o mais recomendo é uma cirurgia para retirá-los. Quando ocorrem tecidos comprometidos com o tumor maligno, são necessárias sessões de quimioterapia, além da cirurgia, para que as células cancerígenas sejam completamente eliminadas.

Segundo especialistas, as causas do aparecimento do tumor é geralmente motivada pela alimentação inadequada e muito frequente em animais que tenham distúrbios hormonais.

A prevenção do Câncer de Mama pode ser feita através de exames de rotina, mas o mais indicado mesmo é a castração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário