terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dicas para ajudar você no processo de adoção de um animal de estimação


A felicidade inesgotável de um animalzinho de estimação às vezes é interrompida devido à falta de cuidado que antigos donos apresentaram diante deles. Colocados para adoção ou mesmo deixados em caixas de papelão pelo país afora, estes cães podem voltar a balançar seus rabinhos quando verdadeiramente adotados por quem muito se importa com eles.

Para viver este novo relacionamento com calma e alegria, é preciso que o novo dono enfrente as novas responsabilidades associadas ao processo de adoção de animais, pois o novo membro da família necessita de cuidados que irão afetar diretamente a vida de quem o adotou. Para que você reflita e se organize conforme as características de sua residência, confira algumas dicas que podem te ajudar no processo de adoção de um novo pet.

A média de vida de um cão é de 12 a 15 anos, você está disposto a fortalecer esta amizade que se inicia?
Ter um animal em casa será uma mudança grande na vida de toda a família e, por isso, todos devem compartilhar da sua decisão. Todos da sua família concordam?
Seu estilo de vida também vai mudar. Os cães adoecem e precisam de cuidados, às vezes no meio da noite. Eles exigem gastos com alimento e veterinário e, ainda, as mãos do dono para limpar as sujeiras que deixam pelo caminho. Você está preparado para isso?
É importante estabelecer limites nessa relação como, por exemplo, definir horários para alimentação e brincadeiras. É fundamental que você dedique um tempo para passear com seu cachorro.

Se você respondeu SIM a todas essas questões, é sinal de que está preparado para adotar um cão, mas além dos cuidados básicos com alimentação adequada, higiene, vacinas e veterinário, atenção e carinho são elementos fundamentais para que a alegria desta relação seja vivida por você e, principalmente, pelo seu pet.

Em algumas cidades brasileiras. como São Paulo, Belo Horizonte e outras capitais, existem ONGs que ajudam no processo de adoção de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário