segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ceratoconjuntivite Seca


A Ceratoconjuntivite Seca é um ressecamento da córnea e da conjuntiva causado por uma diminuição da lágrima. É uma doença oftálmica progressiva (pode levar à cegueira) associada com inflamação, secreção ocular e dor. Inicialmente, os sinais são muito semelhantes aos de uma conjuntivite (olho vermelho, secreção ocular, coceira), o que muitas vezes retarda o diagnóstico e o tratamento correto. Mais tarde a córnea começa a ficar pigmentada (manchas escuras) levando o animal à cegueira.

Existem muitas causas conhecidas de Ceratoconjuntivite seca: Congênita (de nascença)e possivelmente hereditária (transmitido dos pais para os filhos); Lesões traumáticas nas glândulas lacrimais ou na sua inervação; Remoção cirúrgica ou lesão grave da glândula da terceira pálpebra; Carência de vitamina A; Distúrbios endócrinos (como hipotireoidismo e diabetes); Tratamentos prolongados com medicações a base de sulfa ou colírio de atropina; Botulismo; Doenças sistêmicas, como em casos de cinomose em cães e infecção por herpes vírus em gatos; Doenças auto-imunes e degenerativas; Atrofia senil (perda de função por envelhecimento); e Causa idiopática (desconhecida).

O diagnóstico é estabelecido através do exame oftálmico realizado por um veterinário especializado em oftalmologia veterinária e das informações sobre o histórico do paciente. O Teste da Lágrima de Schirmer consiste de uma tira de papel filtro milimetrada que mensura a quantidade de lágrima produzida.

Geralmente a doença ocorre nos dois olhos, mas há casos em que apenas um olho está seco, principalmente em casos de trauma. Também é importante realizar o teste de fluoresceína, pois uma superfície ocular ressecada está mais sujeita a úlceras de córnea.

O tratamento consiste em utilização de colírios que estimulam a produção lacrimal e substitutos da lágrima. No início do tratamento é necessário associar colírios anti-inflamatórios e antibióticos. Em média são necessários mais de 30 dias de tratamento para começar o estímulo na glândula lacrimal. Este tratamento deve ser realizado por um médico veterinário oftalmologista, para que seja realizada a escolha correta do antibiótico, do anti-inflamatório e da concentração do colírio estimulante da lágrima.É importante alertar que a Ceratoconjuntivite seca não tem cura, mas sim controle. Mesmo que melhore muito basta parar com os estimulantes lacrimais para que todos os sinais voltem a aparecer, ou seja, o paciente necessita de tratamento para o resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário