quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Gatos são limpos?


Talvez você já tenha visto o ímã de geladeira que diz: “A única coisa auto limpante nesta casa é o gato”. Felinos têm uma merecida reputação de criaturas imaculadas.
“Gatos saudáveis fastidiosamente se limpam”, afirma Victoria Voith, DVM, MSc, MA, PhD DACVB, uma professora de comportamento animal na Universidade Ocidental de Ciências da Saúde.
Embora relatórios variem, um gato saudável se limpa até 50% do seu dia acordado.
Como os gatos se limpam?
A língua áspera do gato serve para vários propósitos:
• Remove pelos ou peles mortas
• Remove o cheiro de comida do bigodes e pelos, reduzindo a chance de ser detectado por predadores próximos
• Ajuda o gato a se livrar de pulgas e outros parasitas
• Aumenta circulação
• Controla a temperatura corporal
• Acelera a cicatrização
• Faz com que o gato se sinta bem
Eu preciso dar um banho no meu gato?
Enquanto a maioria dos cães precisa ser banhada frequentemente para tirar o odor, os gatos raramente precisam de banhos. Eles podem necessitar de um encontro próximo com o xampu e água porque desencadearam a ira de um gambá ou algo não saudável. Caso contrário, banhos regulares simplesmente não são necessários.
E se o meu gato não está se limpando?
Donos de gatos podem utilizar os hábitos de limpeza de seu companheiro para ajudar a avaliarem sua saúde. Limpeza excessiva ou quase nenhuma pode indicar que o gato tem um problema de saúde e precisa se consultar com um veterinário. E como um gato saudável nunca deve cheirar, a presença de odor corporal ou de mau hálito também exige uma passeio ao veterinário.
Mas as camas de areia não deixam os gatos sujos?
Pela mesma razão que gatinhos têm que esfregar todos os traços de comida de sua pelagem, eles também enterram suas presas: para mantê-las invisíveis. Eles não querem que o cachorro do bairro encontre seus restos. Enterrar resíduos, uma característica muito apreciada pela maioria dos donos de gatos, também esconde evidências dos predadores, e protege o gatinho da presença de outros gatos dominantes.
E se meu gato parar de usar a caixa de areia?
Os gatos podem se afastar da higiene adequada se as caixas de areia não forem limpas durante dias ou o substrato é ofensivo para o gato. Fazer suas necessidades fora da caixa de areia também pode ser um aviso de que seu gato está doente. Assim como com a mudança de hábitos de limpeza, o não uso da caixa de areia é outra sugestão que você deve levar ao veterinário.
Para manter o gatinho usando adequadamente sua caixa, o recipiente deve ser limpo diariamente e trocado assim que caixa começa a cheirar. Cada vez que você limpar, basta sentir rapidamente o cheiro da caixa. Quando começar a perceber o cheiro de amônia, é hora de lavar a caixa e enchê-la novamente.
Como posso ajudar meu gato a ficar limpo?
Todos os gatos se esforçam para manter eles mesmo e seus ambientes limpos, para isso você deve castrá-lo. Gatos não castrados, tanto o macho quanto a fêmea, deixam suas marcas pessoais com a urina. Castrar os gatinhos reduz a possibilidade de marcação em casa. Você também pode dar banho no seu gato, se ele for manso e dócil.
Mantenha o seu gato exclusivamente dentro de casa, já que gatos de interior têm menos risco de contrair doenças e atrair parasitas.
E lembre-se: um gato feliz é um gato limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário