Comprar ou adotar um filhote é sempre uma atitude que deve ser tomada com cautela. A infância é o período em que animais costumam dar mais trabalho. Horário de sono irregular, necessidades feitas nem sempre em locais adequados, hiperatividade – na maioria das raças – na hora de brincar e, principalmente, a necessidade de uma alimentação balanceada são algumas das dificuldades enfrentadas por tutores.
É importante saber que existem cuidados essenciais para que seu bichinho cresça com saúde. Para maior funcionamento dos órgãos, vale apostar em bastante água limpa e fresca à disposição do animal. Alimentação à base de vitaminas, minerais e aminoácidos são indicadas para o fortalecimento de ossos e prevenção de doenças.
Destaque para a higiene do pet. Muitos tutores não se preocupam com a limpeza diária do bichinho. A dica é estabelecer o hábito de escovar os pelos, inspecionar as patas, orelhas e todo o corpo de uma maneira geral, observando se existe a presença de ectoparasitas (pulgas e carrapatos). Outro detalhe importante é a escovação dos dentes, que previne uma série de doenças, como o cálculo dentário.
Para filhotes, é sempre importante ficar atento às fichas de vacinação. O protocolo ideal será definido por um médico veterinário e terá de ser seguido à risca pelo tutor. E se a ideia for adotar um animal: atenção redobrada. É importante ter em mente que animais vindos de adoção podem possuir histórico de doenças ainda desconhecidas.
Lembre-se que o leite de vaca não é indicado para animais. O alimento não atende às necessidades nutricionais dos filhotes, além de conter lactose em concentrações consideradas elevadas para cães e gatos, o que pode ocasionar diarreias graves. Por fim, garanta maior imunidade ao seu bichinho por meio de bancos de colostro ou de outras medidas indicadas por um especialista.
Confira alguns produtos funcionais indicados para melhor qualidade de vida do filhote, segundo a Vetnil.
DICA SAUDÁVEL
1. Pet Milk - Alimento substituto do leite indicado para filhotes de cães e gatos. Disponível na apresentação pó e lata - contendo 300 g com medida dosadora-, é enriquecido com vitaminas, minerais e aminoácidos necessários para o desenvolvimento do animal.
2. Periovet - Solução à base de digluconato de clorexidina a 0,12%, indicada para a higienização oral de cães e gatos. Auxilia na manutenção da saúde bucal e no controle do mau hálito.
3. Vetmax Plus - Vermífugo de amplo espectro. Indicado no combate às infestações por nematódeos (vermes redondos) e cestódeos (vermes chatos) gastrintestinais de cães e gatos.
DIAS FRIOS SEM SOFRIMENTO!
Mudanças radicais de temperatura são extremamente prejudiciais aos animais. Para manter o corpo aquecido, pets precisam gastar muita energia, além de sentirem necessidade de alimentação mais nutritiva, bem como maior ingestão de líquidos para que o organismo funcione de forma normal. Segundo Patrícia Kashivagui, veterinária da fabricante de alimentos para cães e gatos Magnus, verificar se vacinas estão em dias é uma das maiores prevenções contra tosse e rinotraqueíte. Para que os bichinhos se alimentem melhor, é fundamental oferecer opções com alta palatabilidade. Mas atenção na quantidade de alimento, para não colaborar com a obesidade.
Sempre disponibilize água fresca à vontade. Os gatos, por exemplo, adoram uma fonte de água corrente e chegam a beber o dobro do líquido. Sempre que possível, deve-se utilizar uma ração super premium. Com uma alimentação de melhor qualidade, o sistema imunológico fica mais preparado para enfrentar o frio.
Fonte: OPOVO