quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Animais de estimação exigem cuidados especiais no verão



Nessa estação, os pets ficam mais propensos a desenvolver certas doenças, mas com algumas medidas é possível curtir o verão com muita saúde.

Durante o verão os animais de estimação exigem cuidados especiais e a atenção dos donos deve ser redobrada para manter o bem estar dos pets. Segundo o veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira, médico e sócio proprietário da clínica Professor Israel, em Belo Horizonte, nesse período os animais ficam mais suscetíveis a apresentar problemas cardiorrespiratórios, de pele e desidratação.

O médico explica que o mais grave são os problemas cardiorrespiratórios, já que os cães não transpiram e apenas perdem calor pela respiração. Por isso, em dias ou ambientes muito quentes, eles tendem a ficar com a respiração ofegante e alguns não conseguem oxigenar bem o sangue e para compensar, o coração começa a bater mais rápido (taquicardia). “Se o animal tiver alguma disfunção cardiorrespiratória ou ficar muito tempo neste processo, pode desenvolver um edema pulmonar e  ter até uma parada cardíaca”, alertou Luiz Fernando.

Por isso, o especialista lembra que é muito importante que os donos observem constantemente seus animais, evitando que sofram com o possível ataque de uma onda de calor. Veja as dicas do veterinário para manter a saúde do seu animal de estimação durante o verão:

- Ofereça com frequência água fria ou mesmo pedras de gelo.

- Nunca fazer passeios longos e ou durante os horários mais quentes do dia.

- Utilizar ventilador para refrescar o ar, pode até ser ar condicionado.

- Evitar locais mais quentes como garagens, galpões, canil de telha de amianto e nunca deixa-los no carro fechado, mesmo com o vidro entreaberto.

- Outra dica interessante é tosar a pelagem dos animais de pelo longo no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário