quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O banheiro dele



Ensine seu cãozinho a fazer xixi em locais determinados
Animais de estimação são como crianças que acabaram de chegar ao mundo: precisam ser educadas com disciplina e acompanhamento daquele que pode ser considerado como uma referência no dia a dia. E um dos maiores desafios das mamães e dos papais de primeira viagem é a de ensinar o peludinho onde é o lugar correto para fazer as suas necessidades. Os cães, por exemplo, urinam por diversos motivos, mesmo os filhotes: ansiedade, medo, alegria, submissão, razões fisiológicas, etc. Por isso, este processo vai demandar muita paciência dos novos pais. 
Segundo Jorge Pereira, cinotécnico e etólogo, o comportamento das pessoas de esfregarem o focinho dos cãezinhos nas fezes e na urina, ou a utilização do jornal, como recriminação por ele ter feito as necessidades fora do lugar pode causar traumas irreparáveis.
O lugar certo

Defina as áreas onde o filhote irá comer, dormir e o banheirinho. O alimento e cama nunca poderão ficar próximos do local definido como banheiro. “Além disso, crie um espaço cercado, que seja à prova de fuga do filhote. Forre toda a superfície do local com tapetes higiênicos. Também é recomendável molhar um dos tapetes na urina do filhote, pois essa vai ser a referência para que ele se localize”, explica o especialista.


É importante lembrar que o filhote não consegue segurar por muito tempo a vontade de ir ao banheiro, por isso é importante a supervisão em tempo integral do dono, ficando atento aos sinais, como a “dancinha do xixi”, na qual o cachorrinho abre as perninhas e começa a girar, cheirando o chão. Neste instante, leve-o imediatamente ao banheiro. O animalzinho só deve ser retirado do local quando já tiver feito suas necessidades, e então, elogie-o com um tom de voz calmo e suave. “Caso o animal faça as necessidades fora do local, o dono deve repreendê-lo com tom forte e áspero, mostrando sua reprovação por esta atitude”, finaliza Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário