terça-feira, 29 de novembro de 2016

Importância da Vacinação



A vacinação é uma maneira de prevenir a ocorrência de uma determinada doença através da exposição controlada do sistema imunológico ao agente causador dela. A partir dessa “apresentação prévia”, o organismo é capaz de produzir anticorpos preparando-se para um eventual contato natural posterior. É um tipo de imunização ativa importante não só para humanos, mas também para os pets.

No entanto, este tipo de “estimulação” do sistema imunológico deve ser feita, em geral, a partir do 45º dia de vida. Isto porque, durante a gestação, os fetos recebem através da placenta uma pequena concentração de anticorpos que é grandemente complementada pela ingestão do colostro nas primeiras horas de vida do neonato. Neste período em que eles estão protegidos pelos anticorpos recebidos da mãe, seu sistema imunológico não estará capacitado para a síntese de seus próprios anticorpos. No entanto, esta imunização passiva tem uma duração limitada e, após esta fase, para manter o animalzinho protegido é necessário vaciná-lo.

  • Para os cães: as principais vacinas são a Múltipla (Óctupla -V8, Déctupla - V10), a contra a Tosse dos Canis, a contra Giardíase, a contra Leishmaniose e a Antirrábica. A Múltipla protege contra as seguintes doenças infecciosas: Cinomose, Hepatite Contagiosa, Adenovirose, Parvovirose, Parainfluenza, Leptospirose e Coronavirose. A diferença entre V8 e V10 é a proteção a mais cepas de Leptospira. A vacina Múltipla é dada em 3 doses: a primeira aos 45 dias e as outras duas com 21 dias de intervalo entre elas. A de Giardíase é dada em 2 doses e a de Tosse dos Canis é dada em dose única. A vacina Antirrábica é administrada em 1 dose a partir do 4º mês de vida do cão e repetida anualmente. A de Leishmaniose tem que ser feito exame de sangue antes. São feitas 3 doses com intervalos de 21 dias e revacinações anuais posteriores. 

  • Para os gatos: há vacinas Múltiplas (Tríplice, Quádrupla ou Quíntupla) e a vacina Antirrábica. A Tríplice protege contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose, a Quádrupla contra essas três doenças mais a Clamidiose e a Quíntupla contra essas quatro anteriores mais a Leucemia felina. As doses também são aplicadas em torno dos 45 dias de idade, sendo necessário mais um reforço após 21 dias. A vacina Antirrábica deve ser administrada a partir dos 4 meses e doses anuais das vacinas também são recomendadas. 

Para que não haja falha vacinal é fundamental que o animal esteja saudável e que seja feita a vermifugação prévia. Caso haja imunossupressão, o sistema imunológico não responderá ao estímulo.

O médico veterinário durante a consulta avaliará a condição geral de saúde do animal para garantir a proteção eficiente dos nossos amigos peludos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário