quarta-feira, 28 de março de 2012

Doenças oftalmológicas causam perda da visão nos animais

Com o envelhecimento cães e gatos ficam mais propensos a desenvolver doenças como a catarata, que atinge cerca de 90% dos animais.
Assim como nos seres humanos, as doenças oculares ocorrem, em sua maioria, devido ao envelhecimento dos animais. De acordo com o médico veterinário da clínica Professor Israel, Luiz Fernando Lucas Ferreira, a perda da visão em cães e gatos é causada principalmente por doenças como a catarata, inflamação ocular, glaucoma e atrofia da retina. “Cerca de 90% dos pets sofrem com a catarata”, afirmou.
Mas o especialista garante que muitas dessas patologias têm cura. Segundo o Dr. Luiz, já é possível tratar os processos inflamatórios com colírios e medicamentos. Além disso, com a cirurgia eliminam-se a catarata e o glaucoma, somente os processos de degeneração da retina é que ainda não possuem tratamento.
No caso dos animais cegos, alguns cuidados dos donos podem garantir uma qualidade de vida melhor. “Evitem deixá-los sozinhos próximos de escadas, terraços e piscinas, assim é possível evitar acidentes e consequências mais graves”, explicou.
Por último, o veterinário ressalta a importância de levar cães e gatos ao veterinário oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, já que muitas vezes o dono não percebe alterações na visão do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário