quinta-feira, 14 de junho de 2012

Laserterapia é uma aliada em tratamentos veterinários


Especialista fala sobre a técnica,
que ajuda em diversos tratamentos e garante o bem estar dos animais

A laserterapia vem sendo cada vez mais usada na medicina veterinária e tem sido uma aliada no tratamento de animais de estimação. O laser é uma fonte de luz com um comprimento de onda específico e pode ser usado nos mais diversos tratamentos, tendo o benefício de uma ação rápida e eficiente. Além disso, proporciona uma recuperação ágil, apresentando excelentes resultados.

O médico veterinário da clínica Professor Israel relata que utiliza a técnica para tratamentos fisioterápicos há 10 anos e em cirurgias, desde o ano passado. “Na fisioterapia, o laser possibilita melhor cicatrização, com efeito anti-inflamatório e analgésico. Já em cirurgias, utilizamos um laser de alta potência, que causa menos sangramento e dor durante o período pós-operatório”, afirmou.

Segundo o especialista, a técnica é indicada para tratar lesões ou feridas na pele com grande extensão e de difícil cicatrização, artrites, artroses, lesões de coluna, casos pós-cirúrgicos de fraturas e rupturas de ligamentos. Mas, por ser uma terapia que promove a atividade das células, é contra indicada para pacientes com câncer e gestantes.

A rápida cicatrização proporciona ainda a anulação de dores agudas e crônicas, por isso o animal se sente confortável durante o tratamento. Dessa forma, não é necessário nenhum cuidado especial após o procedimento. “Recomendamos acompanhamento veterinário, apenas nos casos crônicos de artrites, artroses e lesões de coluna”, ressaltou o veterinário.

O médico acrescenta, que apesar de relativamente nova, a laserterapia é de grande importância nos tratamentos e facilita o trabalho veterinário, além de garantir o bem estar do animal. “O conhecimento do profissional que vai aplica-lo é muito importante, muitos trabalhos científicos demonstram que os casos sem sucesso foram na sua maioria, por causa da má utilização da técnica”, alertou.

3 comentários:

  1. Dr. Israel. Gostaria de fazer um trabalho sobre a aplicação do laser no tratamento veterinário, no entanto, estou encontrando muito pouco material sobre o assunto. O Sr. poderia me dar algumas dicas de onde encontrar essas informações? Outra coisa, sou gestor comercial na empresa Delta Life, fabricante de equipamento de laser veterinário. Muitos profissionais nos questionam sobre cursos nessa área. O senhor costuma dar cursos? Ou conhece alguém que o faça? Deixo os meus contatos para facilitar sua resposta.
    reynaldo@deltalife.com.br
    Reynaldo Braga Floriano
    Gestor Comercial
    Divisão de Representações, Parcerias e Cursos
    Delta Life - Tecnologia a Serviço da Vida
    (12) 3033-5963
    (12) 9702-8174 VIVO
    (12) 8180-0808 TIM

    ResponderExcluir
  2. boa tarde professor israel,estou cursando veterinaria e gostaria de estudar sobre laserterapia, o senhor pode me indicar onde consigo trabalhos e artigos sobre o assunto.E o senhor tem cursos a indicar sobre o assunto? Desde ja agradeço, Fabiana de Oliveira Milagres. contato ofabiana25@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. boa tarde professor israel, estou cursando veterinaria e gostaria de entender sobre uso de laserterapia em tratamentos de cancer de pele em gatos - espinocelular / basocelular ... existem trabalhos de comprovação positivo ou negativo ? Desde ja agradeço, Telma Ligia Moreira - telmaligia@uol.com.br

    ResponderExcluir