terça-feira, 1 de abril de 2014

Série: Aprenda mais sobre como higienizar seu gato

Na última reportagem especial, especialista dá dicas sobre como cuidar da saúde do seu felino.



Os cuidados com a higiene dos gatos e a prevenção contra problemas de saúde estão diretamente ligados. Algumas doenças de vias urinárias ou intestinais podem estar relacionadas com o uso indevido da caixinha de areia. Segundo a veterinária Priscilla Vasconcelos, da clínica Professor Israel, manter a higiene da caixa, na maioria das vezes, é uma questão simples, mas requer cuidados específicos.

“Ela deve ser colocada longe das vasilhas de água e comida, e em um local pouco movimentado. Além disso, precisa ser 1,5 vezes maior do que o tamanho do gato e ter, pelo menos, três dedos de altura de areia e ser limpa, ao menos, uma vez por dia, sempre utilizando luvas para fazer a limpeza”, explicou a especialista.
Priscila reforça ainda que por mais que, de início, os donos queiram optar por um local de descanso para gatos, isso não acontece com frequência. “São os felinos que escolhem onde e em que vão dormir. É claro que as pessoas podem oferecer caminhas e almofadas, mas não existem regras quanto a isso”.

Higiene bucal

Muitos pensam que a higiene bucal é importante somente no cuidado com os cães. Isso não é verdade. A veterinária garante que a escovação também é um ato de extrema relevância para os gatos. “O procedimento é um pouco mais complicado quando comparados com os dos cachorros, já que é necessário que se faça de forma lenta, para evitar ferimentos”.

Porém, a maioria dos gatos não aceita bem essa manipulação. Por isso, grande parte dos donos optam por submetê-los, em intervalos regulares, a uma profilaxia (limpeza) profissional dos dentes, sob anestesia. Priscilla afirma que essa é a decisão correta, pois não se deve tentar ensinar o animal a aceitar a escovação. “A alimentação adequada é fator determinante na hora de decidir com que frequência a profilaxia deve ser feita. Quando mais correta ela for, mas chances de haver uma limpeza automática dos dentes e, dessa forma, maiores serão os intervalos entre as limpezas profissionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário