sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Erros dos tutores que refletem na personalidade dos cães

Falta de regras traz problemas comportamentais aos pets




Quando filhote, tudo o que o cãozinho faz é motivo para que seu tutor o ache fofinho e engraçadinho demais. Isso vai desde destruir um chinelo a brincar pulando e mordendo. Porém, essa é uma fase crucial para a formação comportamental do cão, sendo que mais da metade dos casos de tutores que têm problemas com o animal tem relação com a falta de regras nos primeiros meses de vida.

Nesse período é preciso eliminar os maus-hábitos e “moldar” o comportamento do peludo. Durante os três primeiros meses de vida, a memória canina está em branco, como uma folha nova, e esse é o momento de “escrever” o que é certo e o que é errado.

· Pena de repreender o filhote: Não repreender o animalzinho é um erro cometido por muitos “pais” que se comovem com a carinha que o pet faz quando apronta alguma coisa, mas a falta de regras pode acarretar problemas futuros. É claro que falar um pouco mais firme não é maltratar o cãozinho, mas sim orientá-lo. Mostre que, quando ele fizer algo incorreto, você vai lhe impor uma situação indesejada, como uma espécie de “cantinho da disciplina”, para que o peludo não cometa o erro novamente. Uma ação que funciona muito bem é utilizar uma palavra em tom firme para adverti-lo no momento em que fizer algo errado – “não”, por exemplo.

· Brincar mordendo: É normal que, quando o cão é pequeno, os tutores achem uma gracinha as brincadeiras com mordidas – em alguns casos, eles até estendem a mão para que o animal possa mordê-la. Mas isso resulta em problemas sociais na convivência dele com outras pessoas, afinal, ele associa morder a brincar e acredita que isso é permitido por todos e a todo momento. Aqui o método de utilizar a palavra de advertência também funciona. E é importante que as outras pessoas que moram na casa também não permitam essa atitude, senão ele nunca perderá esse hábito. Lançar mão de brinquedos específicos para os cães é uma alternativa para suprir essa necessidade de morder, já que nesse período eles passam pela troca de dentição e a gengiva coça bastante.

· Líder da família: Os cães, por natureza, são animais que vivem em matilha, e esse grupo necessita de um líder. Caso contrário, não existe ordem e a formação se perde. Por isso, se ninguém assumir esse papel, o filhote, por instinto, o assumirá. Portanto, desde o começo você deve se impor como líder e deixar claro quem comanda o território.

Se pararmos para analisar, essas atitudes são bem simples, mas influenciam drasticamente a vida dos cãezinhos e de seus “pais” no decorrer do tempo. Então, vale a pena colocar essas dicas em prática para evitar dor de cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário