quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Síndrome Braquicefálica


O Bulldog é uma raça de cão braquicefálico, ou seja, apresenta encurtamento do focinho e das vias aéreas, e por isso pode apresentar a alteração Alongamento do Palato Mole.

 Esse alongamento pode ocorrer em qualquer raça, sendo muito comum em cães braquicefálicos, como o Bulldog. O palato mole é o tecido que limita a cavidade oral e a cavidade nasal. Se ele está alongado, pode limitar a passagem de ar inibindo a respiração normal. 

 Esquema de paciente  braquicefálico na figura ao lado, com palato mole alongado. Em A - palato mole (até seu limite ideal);  B - epiglote; C - palato mole alongado, ultrapassando o limite ideal (imposto pela epiglote).

SINTOMAS: Engasga-se facilmente, Dificuldade de deglutição, Roncos, Intolerância ao exercício, Tosse seca, Dispneia (falta de ar), Sincope (desmaios), Cianose (coloração azulada das mucosas)

 Os sinais acentuam-se principalmente durante o estresse, cansaço, no aumento da atividade física e em temperaturas elevadas.

  A intervenção cirúrgica é o tratamento de escolha neste caso, e consiste na ressecção do tecido em excesso do palato mole (Estafilectomia Parcial) a fim de diminuir a resistência da passagem do ar. Esta ressecção pode ser realizada com lâmina de bisturi, bisturi elétrico ou com laser cirúrgico de diodo infravermelho. 

 A técnica cirúrgica com uso de laser tem menor grau de hemorragia sem necessidade de sutura, recuperação mais rápida com menos inflamação local e uma melhora imediata do padrão respiratório logo ao final do procedimento. 

 Muitos proprietários ainda não conhecem este procedimento a laser, que tem uma recuperação super rápida, resultado imediato e dá muito mais tranquilidade e qualidade de vida para o proprietário e animal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário