quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Glaucoma

O glaucoma é um problema ocular que pode levar a sérias complicações e até a cegueira, além disso, esta causa muito desconforto e dor ao animal. 


O Glaucoma é uma doença grave e muito dolorosa, de causa multifatorial, caracterizada pela elevação da pressão intra-ocular e pela morte de células da retina e do nervo óptico. É um grande desafio encontrado na oftalmologia veterinária, pois pode promover cegueira irreversível.

O humor aquoso (líquido de dentro do olho) é constantemente produzido e eliminado. Ele tem a função de “nutrir e limpar” o olho, além de manter a pressão constante dando forma ao olho. Qualquer situação que aumente a produção ou dificulte a drenagem desse liquido modifica a pressão intra-ocular e pode levar ao Glaucoma. O Glaucoma pode vir de uma herança genética (muito comum em algumas raças), ou por inflamação, trauma, catarata, luxação da lente ou tumor intra-ocular.

Quais são os sintomas?Fique atento se perceber que o seu Pet está piscando muito, coçando a face e levando as patas aos olhos. Estes sintomas podem sinalizar que estão incomodados. Percebendo isso, traga seu companheiro naClínica para que seja feita uma consulta oftalmológica e, caso seja diagnosticado o glaucoma, se inicie um tratamento o quanto antes.

Na fase inicial o paciente ainda pode enxergar bem, mas apresenta olho vermelho, pupila dilatada (midríase), reflexo pupilar lento, pode apresentar olho azulado (edema corneal).

Em uma fase intermediária ocorre uma diminuição da visão, edema, aumento de tamanho do olho e luxação de lente (cristalino).

Na fase avançada o paciente já demonstra sinais de cegueira completa, midríase total, degeneração vítrea, córnea opaca e buftalmia (olhos saltados).

Diagnóstico O diagnóstico é baseado na avaliação da pressão intra-ocular, do ângulo que drena o humor aquoso, no exame de fundo do olho e nos sinais clínicos.

Tratamento O tratamento pode ser clínico (colírios), cirúrgico, laser ou até mesmo uma combinação entre eles.

Para evitar que o seu companheiro sofra tanto com esse problema, é importante ficar atento para notar os primeiros sintomas. Aqui na Clínica Veterinária Professor Israel, temos serviço oftalmológico completo, e o Prof. Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira é especialista em Oftalmologia Veterinária. Agende uma Consulta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário