segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Gestação saudável



Gatas e cachorros precisam de cuidados especiais com a alimentação durante o período de gestação

Assim como nos humanos, o pré-natal dos pets também é uma etapa fundamental para que o filhote se desenvolva e nasça de forma saudável na barriguinha da mamãe. E a gestação exige novas responsabilidades e cuidados especiais para as amiguinhas, principalmente quando o assunto é alimentação. Gatas e cachorras possuem necessidades nutricionais específicas, que precisam ser atendidas de maneira rígida e corretas. Para isso, é importante levar em conta a idade, estado fisiológico, porte, estilo de vida e a raça de cada fêmea.

Segundo Keila Regina de Godoy, veterinária da Premier Pet, o primeiro passo para uma nutrição correta é utilizar uma ração de alta qualidade, que atenda uma fácil digestão e seja completa, ou seja, rica em proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais.

Além disso, a alimentação deve ser feita de forma controlada, não esquecendo que a fase que a fêmea necessita de maiores quantidades é nos últimos 20 dias. Este cuidado é fundamental para evitar o excesso de peso e a obesidade, assim como complicações no parto, além de grande desconforto para a fêmea ao final da gestação. “Outros aspectos considerados de extrema importância é que as fêmeas só devem engordar de 15% a 25%. No final da gestação, divida o total diário em pequenas porções e ofereça várias vezes ao dia, isto facilita o aproveitamento. Já a partir da 5ª ou 6ª semana, aumente o consumo em 25% a 50% em relação à quantidade normalmente ingerida, mantendo até o final da gestação. Sempre manter água fresca e limpa à disposição”, finaliza Keila.


Fonte: Portal Armário Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário