terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sorvete bom pra cachorro!

 
Aprenda a ajudar seu amigão a se refrescar no calor
 
Temperaturas altas, dias abafados e o calor derretendo até pensamento. Quem dá conta? Ninguém. Nem os animais. E, com os dias sufocantes de BH, é preciso ter cuidado redobrado com os peludos, pois os bichos, em casos extremos, podem até morrer.
 
Cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas e as almofadinhas das patas fazem a transpiração dos mascotes. A língua para fora serve para resfriar o corpo, e quando eles estão muito ofegantes é sinal de alerta. Os cães sofrem mais do que os gatos que, mais espertos, poupam as energias andando o mínimo possível e buscando os cantos altos e frescos da casa. Os felinos também usam as famosas lambidinhas pelo corpo para se refrescarem pela evaporação.
 
Embora os animais tenham mecanismos de defesa, o problema é que nem sempre têm noção de que o calor está demais e é aí que você entra na história. Estimule seu amigo a ingerir a maior quantidade possível de líquido. Uma forma que certamente vai deixar seu peludo bem feliz é dar o que eu chamo de "picolé animal". Encha formas de gelo com água de coco, suco de cenoura, melancia, manga- melão, sem açúcar-, ou caldo de carne-, feito sem óleo ou tempero algum. Congele e ofereça pra ele. É um sucesso!
 
Evite passeios e brincadeiras de correr durante as horas mais quentes e, quando for passear, leve um potinho com água. Há ainda protetor solar para animais que deve ser passado no focinho, nas orelhas e na barriguinha. Se for levá-los no carro, jamais deixe-os sozinhos, nem mesmo com vidros abertos, pois podem sofrer uma hipotermia. Para os pets com pelagem longa, uma boa tosa é muito bem-vinda.
 
Com jeitinho, ninguém precisa esquentar a cabeça com o calor e dá para curtir todas as estações do ano.
 
Com jeitinho, ninguém precisa esquentar a cabeça com o calor e dá para curtir todas as
Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário