sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Gravidez psicológica

 
Saiba os sintomas e como prevenir
 
A pseudociese, também conhecida como gravidez psicológica é um problema que afeta muitas mulheres. Elas passam a produzir leite e até a barriga cresce de verdade por conta do desejo de ser mãe. Mas, essa doença não está presente apenas na vida humana, as cadelas e as gatas, por exemplo, também são vítimas deste quadro, e nelas é ainda mais frequente.

Segundo a médica veterinária Karina Mussolino Saqueli, as fêmeas passam a apresentar sintomas físicos e comportamentais de gestação sem ao menos ter cruzado. Os donos precisam ficar atentos, pois essa doença pode acarretar sérios problemas à saúde e ao bem-estar desses bichinhos.


Sintomas 
Cio prolongado, inchaço das mamas (com presença ou não de leite), aumento da região abdominal e alteração de apetite estão entre os sinais físicos da gravidez psicológica.

A especialista ainda comenta que há possibilidade de alterações comportamentais, como adoção e cuidados com determinados objetos como se fossem filhotes (animais de pelúcia, brinquedos), escolha de locais na casa como se estivesse arrumando o ninho, irritabilidade, agressividade, depressão, maior necessidade de contato físico e até isolamento.


Causas
O quadro está relacionado a uma disfunção hormonal. "Em alguns casos, no entanto, é possível que cistos ou tumores no ovário ou útero estejam causando o sintoma. O ideal é fazer um check-up com o veterinário responsável pelo animal para diagnóstico completo", aconselha a especialista.

Importante: É comprovado cientificamente que cadelas castradas antes do primeiro cio têm menos de 90% de chance de desenvolver câncer de mama, entre o primeiro e segundo cio 75% e a partir do segundo cio 50%.

É errado o conceito de que a castração faz mal ao animal. Se o proprietário não tem intenção de tornar a fêmea uma reprodutora, não há porque conviver com cios a cada seis meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, e estar suscetível às doenças, como o câncer e a piometra (tipo grave de infecção bacteriana no útero).
 
 
Fonte: Portal Armário Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário