quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Animal de estimação ajuda a combater o estresse

O animal de estimação estimula a interação social e previne a incidência de doenças.

Remédios vivos. É assim que alguns veterinários se referem aos bichos de estimação. E com razão. Um estudo realizado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, constatou que pessoas que vivem com bichos e sabem como cuidar deles têm menos chances de sofrer de estresse do que as demais. E vão menos ao médico também. A explicação é das mais simples.
Segundo o veterinário Sérgio de Almeida Braga, os bichos têm efeito terapêutico porque o convívio diário estimula a produção de endorfina, substância produzida pelo cérebro que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. “Ter um animal de estimação em casa estimula a interação social e previne a incidência de doenças, como estresse, ansiedade e depressão”, afirma Braga.

Neste caso, o cão não é o único “melhor amigo do homem”. Outros animais, como gatos, pássaros e até peixes, também podem aumentar a autoestima e fortalecer o sistema imunológico de seus donos. Para isso, basta saber escolhê-los. No caso dos cães, os terapeutas de quatro patas precisam ser “dóceis e sociáveis”, aconselha o veterinário.

Fonte: Revista VivaSaúde Ed. 88

Nenhum comentário:

Postar um comentário