No verão, as pessoas guardam no armário as roupas que as esquentam no inverno e deixam seu corpo mais exposto como uma forma de se refrescar.
Ao mesmo tempo, quando donos veem a pelagem longa dos seus cães no verão, eles, com base nesse raciocínio, os raspam, já que a longa pelagem teoricamente esquenta o cão e, por esse motivo, deveria ser removida nos meses quentes.
O pelo pode servir para regular a temperatura do cachorro
Porém, o pelo do cachorro não age da mesma forma que uma roupa e é um componente essencial para a regulagem da temperatura do cão. Em diversos casos, o pelo serve tanto para esquentar o cachorro no inverno quando para esfriá-lo no verão. Sendo assim, ao tosar o cachorro, você pode sem querer prejudicar a habilidade do seu cachorrode regular a sua temperatura.Antes de tosar o cachorro, consulte um veterinário e se informe se deve ou não manter a pelagem do cachorro para o verão. Os seguintes fatores que devem ser considerados antes de tosar o cachorro e respondidos pelo veterinário:
- A raça do cachorro foi modificada pelos humanos para ter pelo longo e grosso ou a raça naturalmente tem esse tipo de pelo? Cães que naturalmente têm uma pelagem longa normalmente a usam para regular a sua temperatura.
- A tosa deixará o pelo do cachorro com menos de três centímetros de cumprimento? Expor a pele diretamente ao sol pode causar queimaduras no cachorro. Portanto, o cão que será exposto ao sol deve ter, no mínimo, entre dois e três centímetros de pelo para protegê-lo do sol.
As condições do ambiente aonde o cachorro vive também são cruciais na decisão de tosá-lo. Por exemplo, cachorros que vivem em campos abertos, com acesso a rios e piscinas, têm necessidades diferentes do que o mesmo cachorro vivendo em um jardim, no asfalto ou em um apartamento com ar condicionado. Consulte um profissional antes de tosar o seu cachorro para mantê-lo protegido durante o verão.
FONTE: LinkAnimal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário