Especialista alerta que é preciso levar o animal de estimação ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para um check-up
Assim como o ser humano, o animal de estimação pode desenvolver ao longo do tempo vários tipos de doenças e por isso é importante estar sempre de olho na saúde do seu bichinho.O médico veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira, sócio-proprietário da Clínica Veterinária Professor Israel, em Belo Horizonte, explica que a periodicidade ideal de consulta é de no mínimo, uma vez por ano com um clínico geral para a avaliação dos olhos, ouvidos e cavidade oral. Além da avaliação das articulações dos membros posteriores e anteriores, ausculta cardíaca e pulmonar e também mensuração da temperatura corporal e pressão arterial.
O especialista declara que o objetivo dessas avaliações é detectar o inicio de possíveis doenças que estejam em condição subclínica, ou seja, o animal parece normal, mas ao exame clínico o veterinário consegue detectar essa fase inicial da doença. “Exemplo disso é o sopro cardíaco que pode ser de grau I, no qual nenhuma alteração cardíaca clinica esta evidente, contudo já pode ser uma insuficiência cardíaca começando, a qual se tratada no início não irá evoluir deforma rápida e fatal.” relata Luiz Fernando.
Ele lembra que toda doença que é descoberta em fase inicial, tende a ser mais fácil de ser tratada, e por isso de menor custo. Além disto, em procedimentos de rotina de forma preventiva exames laboratoriais e de imagem podem ter custo reduzido quando não se tem urgência nos mesmos.
Exames e vacinas
A fim de evitar outras doenças, deve-se, também, estar com o cartão de vacinação do seu pet sempre atualizado. “Os cães devem tomar as vacinas V10, antirrábica, contra gripe e contra leishmaniose, e os gatos a polivalente felina e antirrábica. Sendo necessária a administração de vermífugo de duas a três vezes por ano” ressalta o veterinário.
Ainda segundo o especialista, alguns exames de rotina além de averiguarem a saúde juntamente com o exame clínico, são conhecidos de pré-operatórios nos casos de cirurgia de castração e profilaxia oral (Tartarectomia). Conheça os principais exames de rotina que os animais de estimação devem fazer anualmente.
· Hemograma completo
· Função renal
· Função hepática
· Glicose
· Proteínas Albumina e Globulina
· Urina e fezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário