quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Cães podem ter queimadura de sol?

Planejando uma ida à praia ou churrasco com o seu cachorrinho neste calor? Então, não se esqueça de protegê-lo dos raios ultravioletas. Sim, isso mesmo! Assim como os humanos, os cães também estão suscetíveis às dolorosas e incômodas queimaduras de sol e também ao risco de câncer de pele.



Quais raças de cachorros podem ter queimaduras de sol ?

Alguns cachorros são mais suscetíveis às queimaduras de sol, enquanto outros são naturalmente mais protegidos. Por exemplo, cachorros brancos que tendem a ter pele mais clara tem maior potencial aos perigos dos raios solares, filhotes que têm pouco pelo e, em geral, todas as raças nas áreas que há pouco pelo como a barriga, as orelhas e focinho.

Atenção especial aos filhotes por terem pele mais fina e menos pelo. Além do risco de queimaduras de sol, estão também sujeitos a câncer de pele.

Todos os cães têm áreas mais vulneráveis ao sol: a barriga é muitas vezes coberta por pelo fino e claro, as orelhas têm pele delicada e, mesmo o focinho torna-se ressecado à exposição ao sol. Observe e identifique no seu cachorro onde há locais na sua pele em exposição!

Dicas para manter o seu cão protegido de queimaduras de sol

Procure uma sombra

Naturalmente, a melhor maneira de evitar as queimaduras de sol é por meio de prevenção.

Alguns bem intencionados pais de cachorros raspam seus cachorrinhos na tentativa de mantê-los frescos durante o verão. Mas, ao fazê-lo, expõe mais ainda a sua pele virgem ao sol.

A melhor tática é sempre, de alguma forma, prover sombra. Talvez uma barraca na praia, sombra de uma árvore no parque, cobertura no play ou pátios ou até protetor solar em áreas externas.

Bloquear os raios solares

Protetor solar para cachorros? Sim, mas somente alguns tipos específicos, evitando aquela lambida que possa prejudicá-los. Nos Estados Unidos, o protetor solar Epi-Pet foi o único produto aprovado pelo FDA.

No entanto, não é uma pomada natural.

Infelizmente é difícil encontrar protetor solar para cães no Brasil. Uma fórmula caseira com óleos essenciais e naturais também podem proporcionar alguma proteção.

Seja qual for a sua escolha, aplique o protetor solar nas pontas das orelhas, focinho, barriga e na região da virilha. Tente segurar os seu cachorrinho tempo suficiente para permitir a absorção do protetor.

Se conseguir um chapéu para cobrir as orelhas e o focinho, e até algo que cubra a sua barriga, também é uma opção que funciona!

Sinais de queimadura de sol nos cães

Assim como pessoas que tomam muito sol, cachorros também ficam com a pele avermelhada e sensível ao tato.

Procure por áreas ressecadas, pele rachada e ondulações nas pontas das orelhas. Outros sinais de queimadura solar são: coceira constante em locais mais sensíveis, queixas, lamúrias, e até um afastamento quando você tentar acariciá-lo. Se a queimadura for grave, o seu cachorrinho pode até ter um pouco de febre.

Primeiros Socorros para o seu cachorrinho

Aqueles que já tiveram queimadura de sol podem aplicar os mesmos socorros aos seus cachorrinhos. Um banho de aveia suaviza a pele seca, irritada e queimada e ajuda o seu cão a se sentir mais aliviado: misture aveia infantil com um pouco de água, esfregue na sua pele, deixe por 10 minutos e enxague com água morna.

Adicionar alguns pingos de Óleo de Neem à água do seu banho pode ajudar a curar mais rápido a sua queimadura. Você pode também aplicar gel de Aloe Vera para certo alívio.

A vitamina E em óleo, vai acelerar a cura e reduzir cicatrizes. Mas, espere alguns dias após a exposição ao sol a fim de evitar aquecer mais ainda o local. O óleo de coco também funciona bem para repor a perda da hidratação da pele, mas, novamente, aguarde alguns dias para aplicá-lo.

Acredite, a sua diversão ao sol será muito mais prazerosa sabendo que o seu cachorrinho está protegido dos perigos dos raios solares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário