terça-feira, 24 de novembro de 2015

Como fazer o cachorro parar de latir?


No primeiro caso, por busca de atenção, o que você deve fazer é simplesmente ignorar o seu cachorro. E ignorar, significa, não olhar, não fazer carinho e não falar com ele.

Só dê atenção quando você perceber que ele já parou de latir e se acalmou.

É claro que no início, vai ser muito difícil de conseguir, pois o seu cachorro, estava acostumado com você fazendo todas as suas vontades quando ele latia.

Nesta estratégia, é muito importante que todos os membros da família atuem da mesma forma. Não adianta você ignorar e vir uma outra pessoa e fazer festa ou mesmo dar uma bronca. Desta forma, isso nunca vai funcionar.

Para que esta estratégia funcione da forma certa, é muito importante recompensar o seu cachorro quando ele estiver tranquilo ou pelo menos, tenha parado de latir por alguns instantes.

Faça carinho e eventualmente, ofereça petiscos, principalmente se ele estiver bem relaxado. Você vai estar reforçando este temperamento tranquilo e sem latir.

O cachorro é muito inteligente e vai perceber que se ficar latindo, não consegue a sua atenção, mas que se ficar sem latir, você dá atenção e até petiscos.

No segundo caso, do medo ou dominância, se for o cachorro que fica latindo na janela ou na varanda do apartamento, você pode precisar fazer com que este cão não tenha mais acesso a esses espaços.

Muitas vezes os cães sobem num sofá para poderem ver pela janela e desta forma ficam latindo.

Neste caso ou você impede dele subir no sofá ou coloque algo na janela que não deixe o cão ver a rua. Pode ser simplesmente uma folha de papel no vidro ou se ela estiver aberta, um pedaço de madeira ou plástico, apenas na altura que ele consegue ver.

Agora, mais importante que isso, é passear com o seu cachorro. Ele precisa aliviar a tensão de ficar em casa o dia todo, se socializar com outros cães (importantíssimos fazer isso desde filhote) e também precisa deixar o seu cheiro no ambiente, para que os outros cães percebam a sua presença.

Passeie preferencialmente duas vezes por dia, de manhã e no final da tarde ou início da noite.

Caso você não tenha tempo para passear com o seu cão, peça para um vizinho que também tenha cachorro para passar com o seu ou simplesmente, contrate um passeador de cães (Dog Walker). Você vai perceber a imensa diferença que faz no comportamento do seu cão.

Outra coisa que você pode fazer para distrair o seu cachorro quando você não estiver em casa, é deixar um rádio ou mesmo a televisão ligada. Isso da a impressão de que ele não está sozinho naquele ambiente e pode deixá-lo mais tranquilo. Uso de brinquedos interativos também é muito bom.

Não utilize esguichos de água ou objetos barulhentos para punir seu cão quando ele latir.

Você pode torná-lo um cão mais medroso ou inseguro e por consequência, até mesmo agressivo.

Esse tipo de atitude pode até resolver o problema naquele momento, mas em compensação, você não vai retirar a causa, o que faz ele latir e desta forma, seu cão ficará mais ansioso e estressado.

E quando você não estiver em casa para puni-lo destas formas, ele continuará latindo.

Ainda existem outros motivos pelos quais o cachorro pode latir, mas essas dicas já resolvem a maioria deles.

Casos mais complicados necessitam da ajuda de um profissional.

Portanto, procure um médico veterinário especialista em comportamento canino para te orientar, pois em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicações específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário