segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Por que os cachorros inclinam a cabeça?

Quando eles tombam sua cabeça, acreditamos que estão demonstrando curiosidade ou estão confusos com as nossas atitudes. Mas será que isso é verdade mesmo?


Será que os cachorros realmente inclinam suas cabeças para o lado quando estão meio confusos ou curiosos? Esse comportamento muito comum entre os cães e observado pelos tutores tem algumas explicações que não tem nada a ver com a curiosidade e sim com ajustes que os cachorros fazem para escutar e nos ver melhor.

O ajuste da posição da cabeça pode realmente ajudar o cão a ouvir melhor e, assim, analisar melhor a situação. Cachorros tem uma audição muito mais acurada que a nossa, e podem escutar coisas que sequer passam por nossa percepção de humano que poderiam ser ouvidas. Stanley Coren, neuropsicólogo americano, especialista em comportamento canino, conhecido pelo seu livro The Intelligence of Dogs, (A inteligência dos cachorros), diz que na verdade esse comportamento tem a ver com a visão dos cães

O especialista acredita que o campo visual, principalmente entre aqueles cães que possuem um focinho alongado, melhora consideravelmente quando tombam a sua cabeça para um dos lados. Esse comportamento é observado quando os cães estão interagindo com uma pessoa. 

Outra hipótese é que a parte do cérebro do cão que controla orelha média do cão é a mesma parte que controla a comunicação não-verbal, de acordo com um levantamento publicado na revista National Geographic. O ato de ouvir também desencadeie alguns efeitos colaterais não intencionais, como algumas outras " ferramentas de comunicação" que seriam formas não-verbais, o que incluem as expressões faciais e consequentemente a nclinação da cabeça. 

Com certeza, esse é um dos comportamentos mais bonitinhos que os cães demonstram. FONTE: http://www.bolsademulher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário