Um cachorro saudável é um cachorro com apetite. A alimentação é essencial para a nossa saúde e por isso, nós e os animais temos sempre o apetite regulado para conseguir o tanto de comida e nutrientes que precisamos e manter nosso organismo funcionando bem. Por isso, é normal que seu cão esteja sempre interessado em comida e coma sua porção de ração ou comida natural todos os dias com gosto.
Porém, em alguns momentos existem motivos que levam seu cachorro a perder o apetite, trazendo preocupação aos donos. Saiba o que pode fazer seu cão perder o interesse pela comida e o que fazer para remediar esse problema.
Fatores Naturais e Comportamentais
Alguns fatores emocionais, comportamentais e de horários e rotinas podem afetar o apetite do seu cachorro. Esses fatores não apontam para nenhuma doença grave, mas não devem ser negligenciados. O cachorro que come menos do que precisa perderá em saúde e vitalidade, manter seu apetite no nível normal é sempre indispensável.
Um fator que pode afetar o apetite do seu cachorro é a ração ser sempre do mesmo sabor. Isso pode deixar o cachorro enjoado da comida e começar a rejeitá-la. Isso não pode acontecer nunca. Ponha-se no lugar do seu cachorro, comendo sempre a mesma barrinha de cereal, por exemplo, você não iria enjoar? O ideal é sempre manter o mesmo tipo de ração para o cachorro, mas variar nos sabores. Em alguns casos, donos observam que o cachorro continua rejeitando a ração mesmo mudando o sabor, mas continua interessado em outro tipo de comida. Ele pode se beneficiar com a mudança para a alimentação natural.
Cachorros também ficam deprimidos, e isso afeta o apetite. Observe se seu cachorro não está desanimado e triste, sempre deitado em um canto. Isso, claro, pode ser sinal de doenças, mas antes faça uma análise: Ele fica muito tempo sozinho? Você brinca com ele? Passeia com o cachorro? Cães se deprimem se não tiverem atenção e espaço pra brincar. Faça um teste e brinque com ele nas horas das refeições, ficando ao seu lado enquanto ele come e dando carinho.
Rotinas e horários também podem afetar o apetite do cão. Não dê comida para ele com maior frequência do que duas vezes ao dia (caso adulto) ou três a cinco vezes ao dia (caso filhote). Dê intervalos de seis horas ou mais entre as alimentações e siga as recomendações do fabricante da ração. Caso o cachorro tenha refeições muito próximas ou seja muito sedentário, ele pode perder interesse na comida.
Doenças
Uma infinidade de doenças podem afetar o apetite do seu cão, desde irritações gastrointestinais, infecção por parasitas, vírus e bactérias e muito mais. Caso você passe por todos os pontos acima e seu cachorro continue sem apetite, perdendo peso e com desânimo, procure por outros sinais de doenças (como vômito, fezes amolecidas ou com um cheiro diferente, sinais na pele, tosse, e outros), ou faça ainda melhor, leve-o rapidamente para o veterinário para que ele faça um diagnóstico mais correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário