Apesar do pelo e das diversas diferenças que fazem de gatos mais resistentes aos raios ultravioletas do sol, existem situações em que gatos também precisam de proteção solar. Veterinários especializados em patologias cutâneas alertam que muitas das doenças que eles tratam podem ser prevenidas com o uso de protetores solar, e outras dessas doenças podem causar uma maior sensibilidade dos gatos ao sol.
O protetor solar, porém, não é para todos os tipos de gatos e nem para todas as ocasiões. O ideal é impedir que o gato se exponha ao sol nos horários mais quentes, mas, como todo dono de gato sabe, os bichanos adoram um sol.
Quando Usar Protetor Solar no Gato
Gatos brancos, principalmente os com pelos curtos e os gatos sem pelos são os que mais precisam de proteção solar. Existe um alto índice de câncer de pele em gatos brancos porque seu pelo não oferece uma proteção eficiente contra os raios ultravioletas, pois não há melanina nesse pelo para proteger a pele. Os gatos brancos devem passar protetor solar com fator de proteção solar 30 todos os dias, principalmente no focinho e nas orelhas.
Gatos que são multicoloridos ou malhados que possuem uma parte branca podem precisar de protetor solar também, nas regiões sem melanina no pelo. Também é recomendado passar no focinho e nas orelhas dos gatos malhados também, principalmente se essas partes forem mais claras.
Quem gosta da raça sphynx, aquela dos gatos sem pelo, precisam passar protetor solar em todo o corpo do animal. O sphynx pode se queimar muito facilmente, por isso, além de usar o protetor, ele precisa evitar o sol o máximo possível. O protetor solar do sphynx, porém, deve ser não-oleoso, pois protetores muito gordurosos podem aumentar e muito a oleosidade da pele do gato e causar futuros problemas.
Para os Gatos Sem Pelos
O protetor solar para os gatos sem pelos devem ser manipulados a pedido de um veterinário, ou serem especiais para esse tipo de gato. Os outros gatos podem se beneficiar dos protetores solares de humanos, mas o ideal é um de uso veterinário, pois os gatos, assim como os cães, se lambem muito, principalmente se sentem algo em seu pelo e sua pele. Os protetores solares para cães e gatos são à prova de água e de rápida absorção para impedir que o animal retire todo o produto. Os protetores específicos para cães e gatos também são feitos com o cuidado de não serem tóxicos para os animais, pois a ingestão acidental do protetor é muito provável, mesmo com todo o cuidado que o dono deve ter e a absorção rápida do produto.
Um protetor solar veterinário não difere, em preço, do protetor solar para humanos. Um pote de cinquenta gramas, com fator de proteção solar 30 sai a cinquenta reais na Pet Society; os de fator de proteção solar 15 são um pouco mais baratos, saindo por trinta reais. Uma marca mais barata é a SunDog, que sai a aproximadamente vinte reais, ou menos, os cinquenta gramas com fator de proteção 15.
Fonte: PortalPets
Nenhum comentário:
Postar um comentário